Geral
|
23 de março de 2023
|
16:56

Líder indígena chilena faz palestra sobre direitos humanos e minorias em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Disputa está sendo mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região | Foto: Divulgação/CUT-RS
Disputa está sendo mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região | Foto: Divulgação/CUT-RS

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) promove nesta sexta-feira (24), das 14h às 16h30, uma aula sobre direitos humanos e minorias, com a professora chilena Elisa Loncón. Líder indígena mapuche, ela atuou como primeira presidente da recente Convenção Constitucional do Chile e foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo no ranking da revista Times em 2021. No mesmo ano, também foi eleita uma das 100 mulheres mais inspiradoras pela BBC de Londres.

O tema da aula, com entrada gratuita, será “Desafios para o avanço dos Direitos Humanos, especialmente aqueles dirigidos às minorias sociais, na experiência constitucional latino-americana”.

Quando era universitária, Elisa Loncón ficou conhecida pelas lutas contra a ditadura de Augusto Pinochet e pela preservação e ampliação dos direitos do povo mapuche, etnia indígena da qual faz parte. Atualmente, é professora de linguística na Universidade de La Frontera, professora adjunta de pesquisa e ensino de mapudungun (língua mapuche) na Universidade de Santiago do Chile, e também professora adjunta da Faculdade de Letras e pesquisadora do Centro de Estudos Indígenas e Interculturais da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Ao presidir a Convenção Constitucional do Chile, foi uma das responsáveis pela criação de uma nova Constituição para o país, com o intuito de substituir a carta herdada do período da ditadura de Pinochet.

A atividade acontecerá no Plenário do TRT-4 (Av. Praia de Belas, 1100, em Porto Alegre) e abrirá o ano letivo da Escola Judicial da instituição. O evento é aberto ao público, com inscrição gratuita pelo site do TRT-4 até a hora da aula.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora