Geral
|
2 de fevereiro de 2023
|
10:21

Morre a jornalista Glória Maria

Por
Sul 21
[email protected]
Glória Maria (1949-2023) Divulgação / TV Globo
Glória Maria (1949-2023) Divulgação / TV Globo

A jornalista Glória Maria, um dos principais nomes da televisão brasileira, morreu nesta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro, aos 73 anos. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota. Glória foi pioneira inúmeras vezes, destacou ainda a TV Globo, onde ela começou a trabalhar como repórter em 1971, a primeira repórter negra da televisão brasileira. A jornalista foi também a primeira a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional. Ao longo de sua carreira, mostrou mais de 100 países em suas reportagens e realizou entrevistas e coberturas históricas, como a da Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998). Ela também apresentou o Fantástico de 1988 a 2007. Glória Maria estava no Globo Repórter há 12 anos.

Segundo informou a Rede Globo, em 2019, “Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”. “Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, diz a nota divulgada pela emissora. A apresentadora estava afastada do Globo Repórter, da TV Globo, há mais de três meses por conta de complicações em seu tratamento.

Na manhã desta quinta, pelas redes sociais, colegas, amigos, amigas e autoridades manifestaram pesar pela partida de Glória Maria.

O presidente Lula lamentou a morte de Glória Maria e disse que ele foi uma das maiores jornalistas da história da televisão brasileira.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora