Geral
|
16 de fevereiro de 2023
|
16:07

Fernando Sodré é o primeiro negro a chefiar a Polícia Civil do RS em 181 anos de história

Por
Sul 21
[email protected]
Sodré disse que a sua indicação representa a superação de paradigmas. Foto: Luís André/Secom
Sodré disse que a sua indicação representa a superação de paradigmas. Foto: Luís André/Secom

Pela primeira vez na história da Polícia Civil, o órgão será comandado por um delegado negro. Nesta terça-feira (14), Fernando Antônio Oliveira Sodré tomou posse como chefe da corporação em solenidade no Palácio da Polícia, em Porto Alegre. A cerimônia marcou também a posse do Delegado Heraldo Chaves Guerreiro como novo subchefe.

Leia também:
Racismo institucional nas polícias: ‘Não existe democracia sem discutir a questão racial’

Em seu discurso, Sodré destacou o momento como um marco importante no enfrentamento ao racismo estrutural.  “Tal escolha traz consigo o enfrentamento efetivo do racismo estrutural, sendo que o Rio Grande do Sul, a cada dia, nos ensina mais sobre a importância e a força da diversidade. Temos a certeza de que não galgamos essa função pela questão racial, mas o importante, e o que todos precisam perceber, é que não deixamos de ser escolhidos por essa questão”, salientou.

Ainda, o delegado expôs que pretende atuar com foco na proteção da população vulnerável e combate ao crime organizado, aos crimes de homicídios e feminicídios, crimes patrimoniais e tráfico de drogas. Além disso, destacou que pretende aumentar a integração entre todas as forças de segurança do estado, com investimento em inteligência.

O governador Eduardo Leite, que estava presente na solenidade, disse que estava com orgulho e honra de apresentar à posição a primeira mulher e, agora, o primeira pessoa negra. “Todos nós sonhamos em viver em uma sociedade em que possamos deixar de exaltar uma situação como essa. E acho que nós estamos caminhando nessa direção e vamos chegar a essa realidade, mas, enquanto ainda for exceção, vamos ter que valorizar e destacar fortemente”, discursou.

Fernando Sodré atua desde 1998 como delegado, principalmente no interior do estado, com passagens na 21ª Delegacia de Polícia Regional do Interior em Santiago, de 2015 a 2016, e no Departamento de Polícia do Interior (DPI), de 2016 a 2019. Ele chefiou delegacias e distritos policiais em Cerro Largo, Caxias do Sul, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões e Porto Alegre. Além disso, atuou como delegado regional da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, desde 2019.

É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Concluiu dois mestrados: em Aplicações Militares, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ, e em Filosofia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, cursa doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí). Ainda tem especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Direito Penal pela UCS e em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora