Geral
|
18 de novembro de 2021
|
16:57

Operação apreende carne de cavalo usada no preparo de hambúrgueres na serra gaúcha

Por
Sul 21
[email protected]
Carne sem procedência apreendia nesta quinta. Foto: Andre Correa
Carne sem procedência apreendia nesta quinta. Foto: Andre Correa

Uma operação na manhã desta quinta-feira (18) apreendeu 526 quilos de carne mal acondicionada e ou sem procedência e 500 quilos de hambúrguer em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Os produtos de origem animal sem inspeção estavam em uma propriedade rural e em uma hamburgueria.

Conforme investigação do Ministério Público do RS, trata-se da venda clandestina de carne de cavalo se passando por carne de gado para hamburguerias da serra gaúcha. O grupo comprava cavalos que puxavam carroça, muitos deles já doentes. Depois levavam o equino para abate clandestino em uma chácara e vendiam para um comprador que produzia bifes de hambúrgueres. No estabelecimento, a carne de cavalo era misturada a de outros animais.

Segundo o promotor de Justiça do MP Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, eram distribuídos em torno de 800 quilos semanais. “Este volume renderia em torno de 4.500 hamburgueres de carne sem nenhuma inspeção. O consumo deste produto sem procedência oferece sérios riscos à saúde humana”, alerta o fiscal estadual agropecuário Richard Alves, presidente da Afagro.

Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão. A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar com a participação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e da Patrulha Ambiental (Patram) de Caxias do Sul.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora