Geral
|
16 de janeiro de 2020
|
18:00

IAB-RS repudia ataque de dono da Havan a arquiteto contrário a ‘estátua da liberdade’ em Canela

Por
Luís Gomes
[email protected]
IAB-RS repudia ataque de dono da Havan a arquiteto contrário a ‘estátua da liberdade’ em Canela
IAB-RS repudia ataque de dono da Havan a arquiteto contrário a ‘estátua da liberdade’ em Canela
Hang fez um vídeo atacando o arquiteto Humberto Hickerl | Foto: Reprodução

Da Redação

O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) divulgou uma nota de apoio ao arquiteto Humberto Hickel, que foi atacado em um vídeo pelo empresário e proprietário da Havan, Luciano Hang. Na gravação postada em sua página do Facebook no início da semana, Hang ataca Hickel por ele ter iniciado uma campanha de abaixo-assinado contra a instalação de uma “estátua da liberdade” diante de loja da Havan em construção em Canela.

Hang exibe uma foto de Hickel, postagens antigas feitas pelo arquiteto em redes sociais e o critica por ter apoiado o movimento “Ele, Não” e ter se posicionado contra a eleição de Bolsonaro em 2018. “Esse cara é daqueles esquerdopatas que tomam vinagre em vez de café da manhã para ficar enchendo o saco dos outros”, diz Hang, no vídeo. “Humberto Hickel, vai para Cuba que o pariu”, diz em outro momento.

Hickel, que foi vice-presidente do IAB-RS (2012 a 2013) e é o atual presidente do núcleo do IAB na Região das Hortênsias, iniciou o abaixo-assinado em outubro por considerar que a estátua, que ele diz não passar de um “pastiche” e um símbolo do “complexo de inferioridade de boa parte dos brasileiros que desprezam os nossos símbolos e enaltecem tudo o que é exótico”, representa uma agressão ao ambiente da cidade.

Ele apela que a prefeitura de Canela impeça a construção da estátua sob a alegação de que ela violaria dois artigos do Plano Diretor municipal, que tem por objetivo “preservar, recuperar e proteger o meio ambiente e a paisagem”; “estabelecer parâmetros para criação de um conjunto arquitetônico harmônico e identificado com as características arquitetônicas e materiais predominantes regionalmente e culturalmente” e “estabelecer mecanismos que permitam a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do Município sem inviabilizar ocupação e utilização dos mesmos”.

O IAB-RS diz que a posição de Hickel em relação ao projeto de filial da rede de lojas Havan é respaldada pela entidade e que a sua posição como representante local do órgão legitima suas manifestações públicas.

“A forma como o Presidente do Núcleo IAB Região das Hortênsias é exposto e atacado em vídeo publicado pelo Sr. Luciano Hang em sua página na rede social Facebook merece nossa manifestação de repúdio e discordância ante os termos inadequados por ele utilizados. Estamos analisando as medidas e ações cabíveis ante esse lamentável episódio (não isolado) de intolerância ante um ato de exercício regular de direito e cidadania de um representante legítimo desta Entidade”, diz a nota do IAB-RS.

“A livre manifestação é um direito garantido em nossa Constituição Federal, e repelimos qualquer ato que possa ameaçar tal direito. O IAB tem uma história na defesa da democracia, e acredita que somente através dela é possível construirmos um futuro digno para nosso país e as novas gerações”.

A nota é subscrita pela direção nacional do IAB, pela Associação de Arquitetos de Interiores (AAI), pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) e pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (Saergs).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora