Educação
|
4 de setembro de 2023
|
12:21

Audiência pública debate implantação de uma universidade afro-brasileira na Restinga

Por
Sul 21
[email protected]
Roque Albuquerque, reitor dos campus da UNILAB no Ceará e Bahia, participará da audiência (Divulgação)
Roque Albuquerque, reitor dos campus da UNILAB no Ceará e Bahia, participará da audiência (Divulgação)

Uma audiência pública debaterá, nesta segunda-feira (4), as possibilidades de implementação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, a UNILAB, na Restinga, em Porto Alegre. Articulada pelo mandato da deputada estadual Laura Sito (PT), a audiência contará com a presença do reitor dos campus Ceará e Bahia, Roque Albuquerque, lideranças do bairro, professores, pesquisadores e a comunidade local.

Desde a semana passada, o mandato da deputada Laura Sito vem mobilizando os moradores e moradoras do bairro para participar da conversa na busca de fortalecer a parceria e trazer a UNILAB para a Restinga. Segundo a deputada estadual, o campus em um dos maiores bairros periféricos é uma oferta de educação superior com excelência e oportuniza acesso à saúde pública de qualidade para toda a comunidade. “É um avanço e uma forma de reparar historicamente essa população que foi colocada no extremo sul da nossa Capital. Hoje o que estamos fazendo é colocar a Restinga no centro do debate”, afirma a parlamentar.

O público esperado para o debate é de em torno de 300 pessoas. O evento ocorre hoje, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, na Restinga.

Sobre a UNILAB

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação da República Federativa do Brasil, sancionada pelo Governo Lula em julho de 2010. Atualmente, apenas dois lugares no Brasil contam com esse ensino público superior: Ceará e Bahia. Segundo pesquisadores que apoiam o projeto, a implantação de um campus da UNILAB no sul do país representa um passo importante para a promoção de conhecimento e formação de profissionais de Saúde Pública com foco nas necessidades que afetam diretamente a população periférica e outros setores tratados até o momento como “minorias”.

Ainda, com a criação da UNILAB-Sul, deverá contribuir para o fortalecimento da aproximação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fortalecendo a relação entre os países africanos e seus descendentes da diáspora negra situados no Cone Sul. Inicialmente, os cursos que deverão ser incluídos na grade curricular no campus Restinga, inclui cursos como o de medicina, enfermagem, odontologia, farmácia e psicologia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora