Educação
|
7 de julho de 2023
|
16:56

Conselho Municipal de Educação da Capital elege nova direção em meio a crise na Smed

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Conselho Municipal de Educação (CME/POA)
Foto: Conselho Municipal de Educação (CME/POA)

Em votação durante a plenária presidida pelo Secretário de Educação José Paulo da Rosa, nesta quinta-feira (6), o Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME/POA) elegeu as conselheiras Aline Kerber, socióloga, professora e fundadora da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), e Josiara Souza, representante da Administração Pública Municipal, professora da rede municipal, gestora da inclusão no município e do CERTA – Centro de Referência da Criança Autista, como presidente e vice-presidente. Concorreu com elas a chapa do Bruno Eiserik e Aline Riera, ambos indicados pela Administração Pública Municipal.

As eleições estavam previstas para acontecer ainda no dia 22 de junho, mas foram suspensas pelo, a época, secretário interino de Educação, o vice-prefeito Ricardo Gomes, que assumiu o cargo em meio a uma série de denúncias, iniciadas por GZH, de que materiais pedagógicos estão acumulados, sem uso, em uma série de depósitos e escolas de Porto Alegre. Na esteira das denúncias, Sônia da Rosa entregou o cargo de secretária municipal de Educação. Além disso, duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) foram instaladas na Câmara de Vereadores para investigar os fatos.

No dia 27, conselheiros concordaram em realizar a votação no dia 29. Porém, um dia depois, a Smed convocou as eleições para esta quinta, decisão acatada pelos conselheiros. A presidente eleita, Aline Kerber, havia subscrito a convocação do dia 27 e disse que a decisão foi motivada pela necessidade de dar continuidade aos trabalhos do CME diante do momento de crise. Ela avalia que o Conselho desempenha um papel fundamental na fiscalização e formulação de políticas educacionais no município e não poderia ficar sem direção.

A chapa vencedora afirmou, em carta de intenções ao CME, que fará uma gestão democrática e defenderá “a inclusão e a participação com atenção à valorização dos professores e professoras e demais profissionais da educação, especialmente da educação infantil, que merecem o reconhecimento”. “Sabemos do árduo trabalho que nos espera e queremos deixar a nossa marca pela dedicação, coletividade, capacidade de construir pontes, diálogo qualificado e trabalho humanizado e sensível em prol de uma educação democrática, de qualidade e para todos”, finalizam.

No discurso de posse, Aline Kerber reafirmou o compromisso com a gestão democrática, inclusão e participação, trazendo a prioridade absoluta para as crianças com deficiência, a educação infantil e a valorização dos professores e professoras na nova gestão. “Viva a escola pública e viva a resistência.”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora