Educação
|
7 de outubro de 2022
|
16:21

Após criticar ‘uso político’, ministro recua e anuncia desbloqueio de orçamento das universidades

Por
Luís Gomes
[email protected]
O ministro da Educação, Victor Godoy | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Educação, Victor Godoy | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta sexta-feira (7) que o governo federal irá reverter o bloqueio de R$ 328 milhões nos orçamentos de custeio das universidades federais brasileiras, bem como contingenciamentos nos recursos dos institutos federais e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A decisão ocorre um dia após ele negar que se tratava de um corte orçamentário e sofrer fortes críticas de entidades de reitores e ver o movimento estudantil convocar manifestações contra o bloqueio.

“O limite de empenho será liberado para as universidades federais, para os institutos federais e para a Capes”, disse Godoy, em vídeo publicado nesta tarde.

Godoy afirmou que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que recebeu a sinalização positiva para a liberação dos recursos. “Eu conversei com o ministro Guedes, ele foi sensível e nós vamos facilitar a vida de todo mundo”

Segundo Godoy, o movimento mostraria a “sensibilidade” do governo para “facilitar a vida do reitor”.

No entanto, na quinta-feira (6), ele próprio havia divulgado um vídeo em que negava que as universidades seriam inviabilizadas pelo bloqueio, o que ele chamou apenas de um “ajuste operacional”. Godoy também havia afirmado que as críticas eram uma tentativa de usar a questão de forma política para atacar o presidente Jair Bolsonaro durante o período eleitoral.

Nesta sexta, a reportagem do Sul21 publicou uma matéria apontando que cinco das seis universidades federais gaúchas manifestaram preocupação com o bloqueio, com algumas delas informando que não teriam recursos disponíveis para honrar despesas básicas, como o pagamento de luz. A única instituição que optou por minimizar o bloqueio foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujo reitor Carlos André Bulhões, aliado de políticos bolsonaristas, disse que o impacto seria reduzido.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora