Economia
|
1 de agosto de 2023
|
15:15

Fepam concede licença prévia para sete parques eólicos em Quaraí

Por
Sul 21
[email protected]
Rio Grande do Sul tem grande potencial para produção de energia eólica. Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini.
Rio Grande do Sul tem grande potencial para produção de energia eólica. Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, na última sexta-feira (28), a Licença Prévia (LP) para a Central Geradora Eólica Harmonia, situada no município de Quaraí. O empreendimento é composto por sete parques eólicos e projetado para uma capacidade instalada de 643,5 MW (o equivalente para abastecer cerca de 643 mil residências). A energia será gerada por 117 aerogeradores de 5,5 MW cada, localizados numa área de mais de 11 mil hectares.

De acordo com o governo estadual, o investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões, com expectativa de criação de mais de 2 mil empregos. A próxima etapa é a entrega, pelo empreendedor, do pedido da Licença de Instalação.

Segundo o presidente da Fepam, Renato Chagas, uma das vantagens do empreendimento é sua localização numa área de baixa sensibilidade ambiental.

No dia 24 de julho, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) lançou um painel interativo para acompanhamento das Licenças Ambientais do setor de energia. O sistema tem como base de informações as licenças emitidas pela Fepam.

Os dados apresentados no painel dizem respeito às licenças emitidas a partir de 2019 para Linhas de Transmissão e Subestações, Geração Eólica e Geração Hídrica. É possível acessar os dados utilizando filtros, como tipo de licença – Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO) – ano e nome do empreendimento, entre outros.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora