Cultura
|
7 de dezembro de 2021
|
14:26

Exposição ao ar livre homenageia a genialidade de Luis Fernando Veríssimo

Por
Sul 21
[email protected]
Desenho do ilustrador gaúcho Paulo Carvalho Jr., conhecido como Jaca. Foto: Divulgação
Desenho do ilustrador gaúcho Paulo Carvalho Jr., conhecido como Jaca. Foto: Divulgação

Para celebrar os 85 anos do escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, completados dia 26 de setembro, Porto Alegre recebe uma exposição nacional de caricatura ao ar livre. São 86 cartuns produzidos por 86 caricaturistas, cartunistas, chargistas, quadrinistas e ilustradores do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e da capital gaúcha, entre outras cidades do País.

A exposição “Caríssimo Verissimo – Uma aclamação gráfica aos 85 anos de LFV”,  acontece nesta quinta (9), sexta-feira (10) e sábado (11), na Praça João Paulo I, no bairro Santana, com as obras exibidas das 12h às 19h. O evento é uma iniciativa cultural do Espaço Amelie, do Baden Cafés Especiais, como homenageam a Luis Fernando Verissimo por sua contribuição à cultural brasileira.

Luis Fernando Verissimo pelo olhar do desenhista Benett. Foto: Divulgação

Os desenhos incluem trabalhos de Angeli, Laerte, os irmãos Chico e Paulo Caruso, e mestres da caricatura como Baptistão, Cau Gomez, Cavalcante, Dalcio, Fernandes e Lula Palomares. As visões “verissimas” incluem ainda desenhos de Adão, Benett, Bruno Ortiz, Cado, Canini (participação póstuma), Edgar Vasques, Jaca, Joaquim da Fonseca, Jota Camelo, Lipe, Maumau, Pablito, Rodrigo Rosa, Santiago, entre outros. Retratando o rosto ou a figura de Luis Fernando Veríssimo, os artistas enaltecem o autor de mais de 80 livros com desenhos de todos os estilos, formas e técnicas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora