Cultura
|
11 de setembro de 2021
|
14:09

Na luta contra a transfobia, jovens percorrem o RS para contar histórias em documentário

Por
Andressa Marques
[email protected]
Poster Intransitivo.
Poster Intransitivo.

No país que mais mata pessoas trans no mundo, um grupo de jovens percorreu o Rio Grande do Sul com o propósito de mostrar narrativas que escapam dessa trágica previsão. Aprovada em edital lançado pela Secretaria da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, a produção “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans” conta as histórias de vida de oito pessoas trans de diferentes regiões do Estado e tem sarau de pré-lançamento no próximo dia 24.

 

Gustavo Deon, Luka Machado, Lau Graef e Gabz 404. Foto: Marine Bataglin

Gabz 404, Gustavo Deon, Lau Graef e Luka Machado contam que viajaram pelo Rio Grande do Sul com o propósito de criar um material consistente, educativo, diverso e representativo.

O documentário tem como base duas linhas narrativas. A primeira — e principal –, composta pelas entrevistas em profundidade que têm como objetivo a busca por uma multiplicidade de vivências, abordando questões diretamente relacionadas a transição e também a outros atravessamentos identitários, tais como classe, raça, idade e sexualidade.

A segunda é o backstage — ou por trás das câmeras –, que segue uma estética de road movie, reunindo experiências vividas pela equipe de produção durante as gravações, conversas entre os participantes, discussões sobre os temas abordados e também suas relações interpessoais durante as viagens para gravação das entrevistas.

Durante a única semana em que ficou on-line, o formulário de inscrições para a seleção alcançou 304 respondentes e mais de 100.000 visualizações no Instagram. A ideia do longa-metragem é que o material registrado traga histórias e percepções mais profundas, realistas e diversas por serem conduzidas por pessoas trans. “Se calar é contribuir com os dados de transfobia, não compartilhar nossas vitórias é contribuir com as taxas de suicídio entre os nossos”, defende a equipe por trás da produção.

O pré-lançamento vai acontecer em um sarau artístico no dia 24 de setembro, às 19h, na plataforma Zoom. A venda de ingressos estará disponível pelo Sympla a partir deste sábado (11) e tem o intuito de ajudar na arrecadação de fundos para que a equipe possa pagar por demandas que o financiamento não cobriu, além de tornar o filme mais acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva.

O sarau contará com a participação de toda a equipe de produção, pessoas entrevistadas e artistas trans conhecidos nacionalmente, como Luca Scarpelli, Valéria Barcellos, Nick Cruz, Indra Haretrava, Jupi77er e Thaj Marral; e também artistas trans do interior do Rio Grande do Sul como Zaire, Vi8888tt, Kill Six e Ruya.

Para saber mais sobre a história das oito pessoas entrevistadas, é possível acompanhar a produção do filme pelo perfil @instransitivo.doc no Instagram e se manter atento ao pré-lançamento ou esperar um pouco mais e assistir de forma gratuita pelo YouTube. Mais informações sobre lançamento ou formas de apoiar o projeto podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora