Noticias|Últimas Notícias>Política
|
16 de junho de 2011
|
00:34

UNE vai refazer eleição na PUCRS, sem participação do DCE

Por
Sul 21
[email protected]
UNE vai refazer eleição na PUCRS, sem participação do DCE
UNE vai refazer eleição na PUCRS, sem participação do DCE
Escolha de delegados para o Congresso da UNE foi o estopim de nova briga política nos corredores da PUCRS | Ramiro Furquim/Sul21

Felipe Prestes

O vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Tiago Ventura, garante: a eleição dos 26 delegados que representarão a PUCRS no Congresso Nacional da UNE (Conune), que desencadeou a onda de protestos, será refeita. E a direção do DCE da PUCRS não estará à frente do processo.

Leia mais:
– Grupo político dirige DCE da PUCRS há mais de 15 anos
– Denúncias de agressão mobilizam Câmara, Assembleia e Governo
– Vídeo registra mais um conflito entre estudantes da PUCRS.
– DCE da PUCRS é alvo de desconfiança e protestos há mais de uma década

“Nós vamos refazer o processo de eleição para o congresso, constituir nova direção definida diretamente pela UNE e fazer com este processo seja democrático, com participação dos estudantes e inscrição de várias chapas”, afirmou Ventura ao Sul21 na noite desta quarta-feira. Ele adiantou que a entidade também pretende acompanhar a próxima eleição para a direção do DCE da PUCRS, a fim de garantir a democracia no pleito.

O dirigente estudantil desembarcou em Porto Alegre na tarde desta quarta para acompanhar o imbróglio na PUCRS, ocorrido no contexto da eleição de delegados da universidade para o Conune. Além de desembarcar na capital gaúcha para garantir que o processo transcorra de maneira democrática, Tiago conta que o que motivou a intervenção foi a agressão a duas estudantes no momento em que elas votavam, registrada em vídeo na última segunda. “O DCE da PUCRS se credenciou para este processo eleitoral. Durante o processo tivemos problemas de impugnação de chapas, de agressões. O problema principal foi na última segunda-feira, quando tivemos a agressão de duas estudantes”, disse Ventura.

O vice-presidente da UNE vai para São Paulo nesta quinta, mas vai ficar em contato com estudantes do DCE e do Movimento 89 de Junho, que contesta a atual direção. Na próxima segunda, a comissão nacional de credenciamento para o Conune vai definir como será o novo processo eleitoral na PUCRS. A ideia é que a nova eleição seja conduzida por dirigentes da UNE e da União Estadual dos Estudantes (UEE)

UNE também vai acompanhar eleições para o DCE da PUCRS

Tiago Ventura revelou também que a UNE pretende acompanhar o próximo processo eleitoral na PUCRS. “Vamos seguir dialogando com os estudantes do Movimento 89 de Junho para garantir democracia no processo futuro de eleições para o DCE. A UNE tem legitimidade para acompanhar o processo eleitoral. Nossa disposição é acompanhar a condução deste processo, garantir a inscrição de várias chapas, democracia, ampla participação, garantir que tenhamos, de fato, um processo democrático aqui na PUCRS”. Tiago Ventura é militante do PT e estudante de Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora