Geral
|
13 de maio de 2021
|
16:13

DCE da UFRGS repudia ação da Guarda Municipal de Porto Alegre contra estudantes

Por
Sul 21
[email protected]
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
DCE UFRGS/Facebook

Da Redação*

O Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nota repudiando a violência sofrida pelos colegas da entidade DCE na manifestação contra os cortes na educação ocorrida no dia 12 de maio durante a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, à Porto Alegre.

Segundo o DCE, durante a manifestação, estudantes segurando cartazes e cantando em defesa da educação foram agredidos por seguranças da comitiva do ministro e pela Guarda municipal com uso de spray de pimenta, disparos de munição não letal e taser (arma de choque) nas ruas do centro de Porto Alegre.

No episódio, a coordenadora-geral do DCE Ana Paula Santos acabou sendo atendida na emergência do Hospital Divina Providência e três integrantes do DCE foram detidos pela Guarda Municipal (Júlio Câmara, Daniel Oliveira e Gustavo Cirello) sob a acusação de lesão corporal. Isso jamais ocorreu, diz o DCE, que divulgou vídeos do protesto e da repressão contra os estudantes.

“O DCE convoca todos à mobilização solidária em defesa dos colegas e repudia veemente o tratamento dado pelo governo federal e pelo governo municipal ao movimento estudantil que protesta pacificamente contra o desmonte das universidades públicas promovido pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação Milton Ribeiro”, afirma a nota divulgada pela entidade.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora