Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
22 de agosto de 2012
|
08:40

Servidores das universidades federais devem anunciar fim da greve nesta quarta

Por
Sul 21
[email protected]
Servidores devem seguir orientação nacional pelo fim da greve | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Samir Oliveira

Os servidores técnico-administrativos dos estabelecimentos federais de educação superior devem anunciar oficialmente nesta quarta-feira (22) o fim da greve após uma reunião com o Ministério do Planejamento. A avaliação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas (FASUBRA) é que o movimento, que foi deflagrado no começo de junho, foi vitorioso ao conseguir forçar o governo federal a abrir uma negociação.

No informativo divulgado para a categoria no dia 17, a federação observa que, quando as paralisações começaram, o Palácio do Planalto disse que não negociaria com servidores em greve. “A força da nossa greve e das ações radicalizadas nas bases furaram o bloqueio da grande mídia e impuseram ao governo a abertura de negociação”, exclama o boletim sindical.

A FASUBRA acredita que não há como conseguir mais concessões por parte do governo, já que a data limite para alterações orçamentárias para o ano que vem é 31 de agosto. A partir desse dia, o governo não poderá mais fazer mudanças no projeto de lei orçamentária que será votado no Congresso Nacional.

“Ficou claro que o governo não irá mais avançar na proposta. E foi-nos pedido uma resposta, sob a alegação de que há dezenas de categorias em greve e, caso rejeitemos, o montante de recursos destinados aos técnicos das instituições federais de Ensino Superior, hoje estipulado em R$ 2,9 bilhões, será destinado para outras categorias”, informou o boletim da categoria.

Por isso, a FASUBRA orienta que os sindicatos filiados nos estados optem pelo fim da greve e aceitem a proposta de reajuste de 15,76% parcelado em três anos: março de 2013, março de 2014 e março de 2015. A reivindicação era de um reajuste de 22%.

Funcionários da UFRGS e da UFCSPA decidem fim da greve na manhã de quarta-feira

Berna Menezes diz que governo não atendeu a maioria das reivindicações | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Os servidores técnico-administrativos da UFRGS e da UFCSPA realizam assembleia na manhã desta quarta-feira (22) e a previsão dos dirigentes da Associação dos Servidores da UFRGS (ASSUFRGS) é que a categoria acompanhe a orientação nacional pelo encerramento da greve. A coordenadora-geral da entidade Berna Menezes explica que a proposta do governo federal não atende à maioria dos pedidos da categoria, mas cita alguns avanços para a estruturação da carreira.

“Os incentivos de capacitação aumentaram de 15% para 20% para trabalhadores com graduação e de 27% para 30% para quem possui especialização”, comenta. Ela critica, porém, os baixos reajustes concedidos para a progressão da carreira no índice que incide a cada um ano e meio. “O step hoje é de 3,5% e queríamos que fosse 4%. O governo nos deu 0,1% de aumento em 2014 e 0,1% em 2015”, lamenta.

A FASUBRA aguarda um posicionamento oficial de todas as 61 entidades filiadas no país para levar a posição da maioria ao governo, durante a reunião que ocorrerá no final desta quarta-feira (22). Até o fechamento desta reportagem, 18 sindicatos já haviam decidido pelo fim da greve e 10 haviam optado pela continuidade da paralisação.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora