Notícias em geral
|
16 de março de 2012
|
22:06

Um churrasco para Joseph Blatter

Por
Sul 21
[email protected]

Após a reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de questões relativas à Copa 2014, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, teve uma merecida pausa para almoço. Ao seu lado na mesa, sentaram personalidades políticas como o presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), o ministro do Esporte Aldo Rebelo e o relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP). No cardápio, churrasco — e o presidente da entidade pôde saciar a fome com cortes selecionados, saboreando generosos nacos de picanha e costela bovina.

Antonio Cruz/ABr
Foto: Antonio Cruz/ABr
Antonio Cruz/ABr
Foto: Antonio Cruz/ABr
Antonio Cruz/ABr
Foto: Antonio Cruz/ABr

PMDB aposta nos 50 maiores colégios eleitorais

Em seminário do PMDB gaúcho nesta sexta-feira (16), uma comissão foi eleita para definir as estratégias do partido para disputa eleitoral nos principais colégios eleitorais do Rio Grande do Sul. Segundo o mapa feito pelos peemedebistas, a expectativa é apresentar 43 candidaturas para a disputa nas 50 maiores cidades. Em 70% delas, o PMDB deverá estar na cabeça de chapa. Na avaliação do presidente Ibsen Pinheiro o quadro inicial é positivo. Ele destaca que o partido atuará de forma individual em cada município para auxiliar e orientar os correligionários onde for mais necessário. “Cada caso é um caso. Vamos trabalhar pelo protagonismo, mesmo que esse protagonismo seja o papel de oposição”, e arrematou: “Temos que evitar as coligações subalternas”. O presidente do partido na capital, vereador Sebastião Melo ponderou que o debate sobre Porto Alegre ainda precisa ser amadurecido.

Guarda-corpo é de plástico reciclado, possui 40 centímetros de largura e estrutura oca | Foto: Cristine Rochol/PMPA

Recomeçam obras em ciclovia de Porto Alegre

Na próxima segunda-feira (19) recomeçam as obras na ciclovia da Avenida Ipiranga. O novo protótipo do guarda-corpo da ciclovia foi apresentado na tarde desta sexta-feira (16) no trecho entre as avenidas Érico Veríssimo e Azenha. O prefeito José Fortunati (PDT), juntamente com o diretor presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, estiveram no local para vistoriar o equipamento. A intenção é que até o final deste mês o trecho de 416 metros seja inaugurado. O guarda-corpo é de plástico reciclado, possui 40 centímetros de largura e estrutura oca. O material funciona como uma espécie de almofada capaz de absorver o impacto dos ciclistas, no caso de uma eventual queda. O produto foi confeccionado pelo Grupo Leão, através de pesquisas de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A obra completa da ciclovia possui 9,4km de extensão, num trecho entre as Avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho. De acordo com Cappellari, a estimativa é que a obra esteja concluída até o final deste de 2012 e o custo é de R$ 48 mil.

Licitação para o projeto de construção da nova ponte do Guaíba já está no Diário Oficial da União

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para o projeto de construção da nova ponte do Guaíba. As propostas devem ser apresentadas no dia 8 de maio e o projeto deve ser elaborado em, no máximo, um ano e meio. Depois, haverá licitação para a obra, que só começará em 2014. De acordo com o edital, a ponte terá extensão de 15,3 quilômetros.

Documentos Urbanos / Reprodução
Foto: Documentos Urbanos / Reprodução

Crowdfunding para financiar Marcha da Maconha em SP

Os organizadores da Marcha da Maconha em São Paulo resolveram recorrer à internet para viabilizar a manifestação. Os responsáveis pela marcha abriram um projeto para crowdfunding, onde colaboradores doam quantias em dinheiro que serão usadas para financiar gastos com a manifestação. A ideia é arrecadar R$ 15 mil para concretizar o ato público. Pelas regras do crowdfunding, o dinheiro só será pago aos organizadores se o objetivo total do projeto for atingido, em um esquema tudo ou nada – se a meta não é atingida, todas as doações são canceladas e a organização não recebe nem um centavo. A manifestação, que ocorre desde 2008, foi especialmente polêmica no ano passado, com decisões da Justiça tentando impedir o ato sob a alegação de apologia às drogas. A edição 2012 da Marcha da Maconha em SP está prevista para o dia 19 de maio.

MST lamenta morte de geógrafo Aziz Ab’Saber

Em nota oficial, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamentou a morte do professor e geográfo Aziz Ab’Saber, anunciada nesta sexta-feira (16). “O povo brasileiro perdeu um dos seus mais brilhantes estudiosos da área ambiental e da geografia de nosso território”, diz a nota, que qualifica o professor como “estudioso e crítico da realidade”, notabilizado por suas contribuições para que “pudéssemos conhecer melhor as enormes riquezas naturais de nosso país”. Ressaltando a oposição de Aziz Ab’Saber ao projeto de novo Código Florestal, o MST acrescenta que “o professor Aziz condenava a exploração privatista predatória da natureza, voltada para o lucro fácil para grandes empresas, enquanto deixava o passivo do desiquilíbrio para toda a sociedade”. A nota encerra oferecendo condolências aos familiares de Aziz, à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), presidida por ele durante os anos 90, e também “a todos os cientistas comprometidos com o povo que se referenciavam nele”.

Clooney, é algemado do lado de fora da Embaixada do Sudão em Washington | Foto: Reprodução / Twitter Anistia Internacional

George Clooney é preso por protestar contra presidente do Sudão

O ator estadunidense George Clooney foi preso por desobediência civil nesta sexta-feira (16), durante um protesto em frente à Embaixada do Sudão em Washington, nos Estados Unidos, por participar de uma manifestação em frente a embaixada do Sudão, acusando o presidente do país, Omar al-Bashir, de ser responsável pela crise humanitária no país africano, violando o direito de crianças, homens e mulheres inocentes. Ele foi preso junto com outros membros da Câmara dos Deputados e ativistas e levado em um carro de polícia. Clooney estava acompanhado, entre outros, de seu pai, Nick, e do deputado democrata Jim Moran. Crítico de longa data do governo do Sudão pelo conflito separatista em Darfur, Clooney disse à comissão do Senado que o presidente sudanês Omar al Bashir e seus colaboradores estão “provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento”.

Soldado dado como morto na Guerra das Malvinas é encontrado mendigando no Uruguai

Um combatente da Guerra das Malvinas que todos pensavam estar morto há quase 30 anos foi encontrado nesta semana vivendo como mendigo na cidade de Tacuarembó, no norte do Uruguai. Miguel Ángel Brítez, hoje com 49 anos, desapareceu pouco depois de retornar do conflito, quando a Argentina se rendeu após três meses de confrontos com a força aérea britânica, em junho de 1982. Machucado e sofrendo de problemas psicológicos, Brítez não soube explicar porque fugiu e como foi parar na rua em uma cidade uruguaia. Depois de voltar da guerra, o ex-soldado foi para Ita Ibaté, cidade a 154 quilômetros a leste da capital de Corrientes. Menos de duas semanas, no entanto, ele saiu de casa dizendo que iria procurar trabalho em Tucuman, e nunca mais deu notícias.

ERRATA

Ao contrário do divulgado na galeria de fotos “Em Porto Alegre, magistério protesta com o nariz na testa”, publicada nesta coluna no dia 16 de março de 2012, os funcionários retratados não eram ligados ao Cpers, e sim servidores estaduais participando de manifestação organizada pelo Sindisepe para protestar contra a proposta de aumento encaminhada pelo estado na PL46/2012 – que não foi discutida com a categoria, segundo os representantes da classe. Lamentamos o equívoco.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora