Notícias em geral
|
28 de fevereiro de 2012
|
23:18

“O mesmo” não estará mais nos elevadores de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
“O mesmo” não estará mais nos elevadores de Porto Alegre
“O mesmo” não estará mais nos elevadores de Porto Alegre
hifi_ninja / Flickr
Frase assegurada em lei de 2000 gera muitas brincadeiras e ironias entre a população | Foto: hifi_ninja / Flickr

Lembram da piada sobre o informe afixado nas portas dos elevadores sobre o “mesmo” ser uma espécie de fantasma? Pois é, ele está com os dias contados na capital gaúcha. “Antes de entrar no elevador, certifique-se de que o mesmo encontra-se parado neste andar” diz atualmente a frase assegurada em lei de 2000. Alegando erro ortográfico, o vereador de Porto Alegre, Adeli Sell (PT) criou projeto de lei para alterar a redação. Nesta segunda-feira, 27, o  assunto entrou na pauta da Câmara Municipal de Porto Alegre. Segundo a proposta do petista, o novo texto deverá conter os seguintes dizeres: “Atenção: Antes de entrar, verifique se o elevador está parado neste andar”. O autor justifica que existe a falha de redação na lei vigente e que já foi corrigida no âmbito estadual.

Porto Alegre está em 10º lugar entre redes de hospedagem no Brasil (1)

A capital do Rio Grande do Sul ocupa apenas a 10ª posição no ranking brasileiro de redes de hospedagem, de acordo com dados da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH 2011) divulgados nesta terça-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo. Pelos dados levantados, Porto Alegre abriga 3,8% da rede de hospedagem brasileira, o que equivale a 190 estabelecimentos entre hotéis, apart-hotéis, flats, pousadas, motéis, pensões e albergues. São 10.284 unidades habitacionais (entre suítes, apartamentos, quartos e chalés) e 14.625 leitos disponibilizados no Rio Grande do Sul.

Porto Alegre está em 10º lugar entre redes de hospedagem no Brasil (2)

No somatório das 27 capitais brasileiras, o Brasil dispõe de 5.036 estabelecimentos, com 250.284 unidades habitacionais e 373.673 leitos disponíveis. A capital mais equipada nesse sentido é São Paulo, com 972 estabelecimentos (19,3% do total), seguida de Rio de Janeiro (429, ou 8,5%), Salvador (358 estabelecimentos, 7,1% do total) e Belo Horizonte (291 locais, ou 5,8%). A maior parte dos estabelecimentos englobados na pesquisa são hotéis (52,1%), com média de 50 unidades e 74 leitos cada. A maioria (37,6%) enquadram-se na categoria econômico, ainda que 23,2% da rede sejam da categoria simples, de padrão inferior de qualidade. Apenas 1,3% das unidades pesquisadas no Brasil são adaptadas para pessoas com necessidades especiais. Segundo a pesquisa, é necessário ampliar a rede hoteleira no país, em especial nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014 – que, somadas, oferecem 416.147 vagas, número inferior à estimativa de 500 mil a 600 mil turistas estrangeiros previstos para os dias de competição. A situação é mais preocupante no Rio de Janeiro, que também sedia as Olimpíadas de 2016 e dispõe de 67.536 camas no total – muito pouco para a demanda prevista de 200 mil visitantes, entre atletas, imprensa, voluntários e organizadores.

Marco Maia condiciona votação para nova divisão dos royalties do petróleo a um acordo entre bancadas para liberar a pauta da Câmara | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Royalties na pauta de março

O presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), prevê que o projeto que propõe a redivisão dos royalties do petróleo de maneira mais igualitária entre os estados possa ser votado a partir da segunda semana de março. Marco Maia participou de reunião com o presidente do Senado, José Sarney, e com governadores de estados não produtores nesta terça (28), quando o tema esteve entre as principais reivindicações dos chefes dos Executivos estaduais. O presidente da Câmara alertou, no entanto, que a proposta somente poderá ser votada se houver um acordo entre as bancadas partidárias para a liberação da pauta da Casa, trancada por seis medidas provisórias e pelo projeto que regulamenta a previdência complementar do servidor público (PL 1992-C/07). Os governadores também aproveitaram para reafirmar sua posição contrária à votação da PEC 300, que cria um piso salarial nacional para bombeiros e policiais militares.

Governo suspende repasses a programas de saúde em mais de 300 cidades

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de incentivos financeiros a equipes dos programas Saúde da Família, Saúde Bucal e de agentes comunitários em mais de 300 municípios por causa de irregularidades no cadastro dos profissionais. A transferência, referente ao mês de janeiro deste ano, foi suspensa devido à duplicidade nos dados dos profissionais que atuam nesses municípios que constam no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A lista dos municípios atingidos pela medida foi publicada na edição de terça (28) do Diário Oficial da União. O ministério encontrou irregularidades no cadastro de 261 equipes do Saúde da Família, 249 do Saúde Bucal e de 1.725 agentes comunitários de saúde.

Agência Brasil
Tiririca, deputado federal mais votado do Brasil, seria modo de evitar que PR de São Paulo se indispusesse com PSDB e PT | Foto: Agência Brasil

Tiririca pode ser surpresa na eleição para prefeitura de São Paulo, diz jornal

De acordo com a Folha de S. Paulo, o PR de São Paulo cogita lançar o deputado federal Tiririca como candidato à prefeitura da capital paulista em 2012. A iniciativa buscaria, além de evitar indisposições com PSDB e PT, deixar aberta a porta para entrar no governo caso José Serra seja eleito – uma vez que o caminho natural do PR é apoiar o candidato petista Fernando Haddad. Outro fator considerado é a possibilidade de, sendo candidato, Tiririca puxar votos para a legenda, o que poderia aumentar a bancada de vereadores do PR na capital paulista. As conversas em torno do nome de Tiririca, deputado federal mais votado do país nas eleições de 2010, teriam iniciado no Carnaval. Apenas na cidade de São Paulo, o deputado fez cerca de 430 mil votos.

EUA cancela contrato de US$ 355 milhões por aviões Super Tucano; Embraer lamenta

Depois da decisão do governo dos Estados Unidos de cancelar a compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer, a empresa brasileira divulgou nota lamentando o cancelamento do contrato e informou que vai aguardar esclarecimentos sobre o assunto para decidir que ações irá tomar. “A Embraer lamenta o cancelamento do contrato referente à aquisição do avião de combate leve para o projeto Light Air Support (LAS), informado hoje pela Força Aérea dos Estados Unidos. Junto com sua parceira nos Estados Unidos, Sierra Nevada Corporation (SNC), a Embraer participou do referido processo de seleção disponibilizando, sem exceção e no prazo próprio, toda a documentação requerida”, diz a nota. A Força Aérea norte-americana suspendeu a contrato de US$ 355 milhões com a Embraer e sua parceira na empreitada, a SNC, por problemas na documentação e porque o contrato foi questionado na Justiça por uma empresa que saiu perdedora na concorrência. A empresa brasileira argumenta que foi a vencedora da licitação porque o Super Tucano era o produto que melhor atendia à demanda do governo norte-americano. “A Embraer permanece firme em seu propósito de oferecer a melhor solução para a Força Aérea dos Estados Unidos e aguardará mais esclarecimentos sobre o assunto para, junto com sua parceira SNC, decidir os próximos passos”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora