Aécio Neves tem dia de candidato presidencial em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Após ato partidário, o senador percorreu a Feira do Livro de Porto Alegre, aos gritos de “Brasil, pra frente! Aécio presidente!” | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Samir Oliveira

Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), 2014 já começou. Sua passagem por Porto Alegre nesta sexta-feira (11) deixa bem claro que os tucanos alinhados ao mineiro estão empenhados em torná-lo mais conhecido em outras regiões do país. Após um ato partidário no Clube do Comércio, no centro da Capital, o senador percorreu a feira do livro junto com correligionários aos gritos de “Brasil, pra frente! Aécio presidente!”. Tal como uma campanha eleitoral, ele abraçou cidadãos, comprou livros, tirou fotos e deu entrevistas.

O discurso de Aécio privilegia críticas ao governo federal e ao PT e tenta colocar o PSDB como recondutor do desenvolvimento nacional. “O PT abdica de ter um projeto de país para se dedicar a um projeto de poder. Essa é a prioridade deles, com quaisquer que sejam os aliados, a qualquer custo”, disparou o tucano.

Diferentemente do candidato à presidência pelo PSDB em 2010, José Serra, Aécio não tem pudores ao tratar de temas que alguns partidos de direita costumam camuflar. O senador defende abertamente as privatizações e a meritocracia no serviço público.
“Temos que assumir de forma muito clara os benefícios que as privatizações trouxeram ao Brasil. Temos que assumir nosso legado para ter uma agenda de futuro”, observou, acrescentando, porém, que “em termos de privatização, não há muito mais o que fazer”.

Para o senador, o importante é estabelecer parcerias com a iniciativa privada. “Conceitualmente, o PT tem uma enorme dificuldade de trabalhar com o capital privado”, alfineta.

Lembrando sua gestão como governador de Minas Gerais, o senador disse que lá “100% dos servidores são avaliados por metas”. “O setor público não tem que ser ineficiente só por ser público. Em Minas incorporamos na administração pública conceitos de gestão que buscamos no setor privado”.

Ana Amélia (PP-RS) foi muito elogiada por Aécio Neves: "ela encanta a todos por onde passa” | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Senador evita confirmar candidatura e prepara roteiro pelo país

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) desconversava sempre que questionado sobre a possibilidade de ser candidato à presidência da República em 2014. Ele considera que, no momento, é preciso discutir propostas. “Nosso esforço hoje não é de identificar ou determinar candidaturas, mas de fortalecer o partido na sua base, unificar o discurso e ousar. No amanhecer de 2013 o PSDB tem que pensar quem será aquele que empunhará as bandeiras”, orientou o tucano.

Aécio anunciou que sua vinda ao Rio Grande do Sul faz parte de um roteiro de viagens que está preparando para percorrer o país.

Ato contou com presença de líderes partidários

O ato político em homenagem ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) contou com a presença de líderes e dirigentes de outros quatro partidos: PMDB, PP, PPS e DEM. A mais elogiada de todas foi a senadora Ana Amélia Lemos (PP). Aécio disse que “o Rio Grande do Sul brindou o país com a eleição de Ana Amélia, que encanta a todos por onde passa”.

Com um discurso conciliador, Aécio agradeceu a presença dos outros políticos e destacou que “é preciso unir forças em busca de um objetivo comum”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora