Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
21 de setembro de 2011
|
21:26

Câmara de Vereadores adia votação dos Túneis Verdes em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
"É uma situação indignante", diz Beto Moesch, autor da proposta | Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Vivian Virissimo

Apresentado em 2008, o projeto de lei que declara os túneis verdes – as tradicionais ruas arborizadas de Porto Alegre – como áreas de uso especial foi adiado Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (21), a pedido do secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Zachia. “É uma situação indignante, pois este não é um projeto que surge neste instante”, critica o vereador Beto Moesch (PP), autor da proposta.

O decreto que criou os túneis verdes é de 2006. O mais conhecido é a rua Gonçalo de Carvalho, no bairro Floresta, que já chegou a ser considerada a “mais bela rua do mundo”. A intenção de Moesch era transformar os decretos em lei, tanto para evitar uma possível revogação dos decretos quanto para ampliar para 70 ruas o número de túneis verdes na cidade. Sendo áres de uso especial, as ruas seriam resguardadas de eventuais agressões contra as características naturais.

No entanto, o plenário da Câmara rejeitou o projeto com base em parecer elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, em razão do alto número de logradouros incluídos. “Os argumentos se referiam a algumas ruas que não poderiam se constituir como túneis verdes, mas elas poderiam ser retiradas facilmente por meio de emenda. Não era o caso de rejeitar o projeto na íntegra”, afirma o vereador. “O parecer indica tudo de forma muito vaga, não era um parecer técnico, mas político”, afirma.

Rua Gonçalo de Carvalho é um dos "túneis verdes" de Porto Alegre | Foto: Divulgação/CMPA

O projeto de lei foi apresentado em junho de 2008 e já tinha passado pelas comissões permanentes da Câmara. Para voltar ao plenário, o projeto deverá ser discutido novamente em todas as comissões. O vereador diz que tentará colocar o projeto novamente em votação ainda neste ano.

“O cidadão tem que entender que árvores são imprescindíveis para nossa qualidade de vida. Os túneis verdes fazem parte de um projeto de preservação urbana no qual as ruas passam a ser consideradas como patrimônio ambiental, turístico, paisagístico e histórico da cidade”, explica Moesch.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora