Notícias em geral
|
9 de maio de 2011
|
11:37

#RioBlogProg: Pela ampliação da blogosfera

Por
Sul 21
[email protected]
#RioBlogProg: Pela ampliação da blogosfera
#RioBlogProg: Pela ampliação da blogosfera

Balizando algumas discussões mais voltadas a experiências específicas, alguma coisa de tecnologia e questões legais, estava a democratização da comunicação. Este foi o foco e a orientação de todos os debates e o objetivo final do I #RioBlogProg. O que unia todos os participantes ali presentes não era simplesmente o fato de ter um blog ou algum tipo de participação em redes sociais. O que unia todos ali era a utilização dos meios digitais como uma ferramenta de produção, disseminação ou consumo de conteúdo progressista.

O mote para todos os encontros regionais de blogueiros desde o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em agosto de 2010 em São Paulo, é discutir de que forma podemos nos apropriar dos meios de comunicação digitais para fazer o enfrentamento ao discurso hegemônico e como esses meios são importantes para possibilitar que mais vozes participem da agenda de discussões das questões da sociedade.

Foi assim que Eduardo Guimarães lembrou na abertura do papel da blogosfera no episódio da bolinha de papel, durante a campanha eleitoral de 2010, em que o fiasco do candidato tucano ao ser atingido por papel amassado foi desmascarado e comprovado em questão de horas. O #bolinhadepapelfacts é um importante exemplo de como a blogosfera pode utilizar o humor para desconstituir discursos prontos, vazios e distorcidos, quando não descaradamente mentirosos.

Leia mais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora