Zona Eleitoral
|
3 de outubro de 2018
|
22:02

Três em cada quatro eleitores temem ser influenciados por fake news

Por
Sul 21
[email protected]
Três em cada quatro eleitores temem ser influenciados por fake news
Três em cada quatro eleitores temem ser influenciados por fake news
Pessoas com menos de 34 anos são as que mais temem as notícias falsas | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Daniel Mello
Agência Brasil

Ter o voto influenciado por notícias falsas (fake news) é uma preocupação de 75% dos eleitores, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Entre os mais jovens, com até 34 anos, o receio sobe para 82%.

Mais da metade (60%) dos eleitores têm o hábito de checar se as informações que recebem pelas redes sociais são verdadeiras. O método mais usado para conferir a confiabilidade das notícias é a partir da verificação da fonte, prática de 52% dos que se preocupam em fazer a checagem, 45% usam os mecanismos de busca, como o Google, para pesquisar e 33% tomam o cuidado de ler todo o texto, não apenas o título.

Cerca de um terço (34%) dos brasileiros tem o hábito de compartilhar informações sobre políticos pelas redes sociais. Entre os homens, esse índice é um pouco maior (42%). A rede mais usada para compartilhar esse tipo de conteúdo é o Facebook, utilizado por 83% dos que disseram divulgar notícias envolvendo políticos, seguido pelo Whatsapp (67%), o Instagram (25%) e o Twitter (23%). A maioria das pessoas (62%), no entanto, não compartilha informações sobre política.

Apesar da importância das redes sociais, a TV é o principal meio de informação sobre as propostas dos candidatos à Presidência, mencionado por 67% dos eleitores. A internet aparece em segundo lugar, com 40% da preferência, as matérias jornalísticas vêm em seguida (34%) e as conversas com parentes são citadas por 30%. O horário eleitoral gratuito em rádio e TV é acompanhado por 29% dos brasileiros.

Para elaboração da pesquisa foram ouvidas 800 pessoas acima de 18 anos de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.

Candidatos investem em atos e panfletagem na última semana de campanha*

Jairo Jorge (PDT), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL) irão participar de atos ou panfletear nesta quinta-feira (4). O candidato do PDT é o que tem a agenda mais longa, iniciando às 6h com panfletagem em estações da Trensurb e seguindo para campanha em Canoas, sua cidade natal. Em seguida, segue para reunião com a diretoria da Federarroz e a partir das 18h participa de bandeiraço da Frente RS Tem Solução, na rótula da Silva Só com Avenida Ipiranga, em Porto Alegre.

Já Rossetto participa de ato da campanha na Esquina Democrática durante toda a tarde e, às 18h30, protagoniza comício na cidade de Rio Grande. A sua vice, Ana Affonso, participa de Ato das Mulheres com o 13 na Esquina Democrática em Porto Alegre, às 17h. Robaina também passa a tarde no Centro de Porto Alegre, panfleteando na Avenida Otávio Rocha das 12h às 18h.

*Os demais candidatos não enviaram suas agendas ao Sul21


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora