Últimas Notícias>Política
|
17 de fevereiro de 2021
|
12:42

Denúncias contra deputado Ruy Irigaray serão investigadas pelo MP e pela AL

Por
Sul 21
[email protected]
Ruy Irigaray durante encontro com Jair Bolsonaro, dia 5 de fevereiro. (Foto: Divulgação)

Da Redação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul informou, em nota oficial, que abrirá procedimento para investigar as denúncias contra o deputado estadual Ruy Irigaray (PSL), veiculadas em reportagem de Giovani Grizotti, no programa Fantástico, da rede Globo, no último domingo. Assinada pela superintendente de Comunicação e Cultura da AL-RS, Isara Marques, a nota afirma que “o caso será imediatamente encaminhado aos órgãos competentes do Poder Legislativo para averiguar as denúncias e providências cabíveis”. Para o presidente da AL-RS, Gabriel Souza (MDB), a reportagem da TV Globo mostrou “um indício de procedimentos equivocados que, se confirmados, serão de uma gravidade imensa que certamente terão consequência para os envolvidos”.

A reportagem apresentou denúncia apresentada por duas ex-assessoras do deputado Ruy Irigaray ao Ministério Público Estadual, afirmando que ele teria usado servidores de seu gabinete na Assembleia para a execução de serviços particulares. Segundo a denúncia, também teria ocorrido a prática de “rachadinha” (uso de parte se salários de assessores para outros fins) no gabinete do parlamentar, bem como a instalação de um “gabinete do ódio” para atacar adversários políticos. O deputado negou as acusações, disse que declarações foram tiradas do contexto e que as ex-assessoras foram induzidas a fazer certas afirmações. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado afirmou que tem um mandato “totalmente transparente”e que não permitirá que “façam acusações caluniosas contra a minha pessoa”. “Todas as medidas cabíveis judicialmente já foram tomadas”, disse ainda o parlamentar.

O Fantástico exibiu um depoimento de Cristina Nebas e uma outra ex-assessora que não quis se identificar. Segundo elas, o deputado usava servidores comissionados para fazer serviços em sua casa e realizar uma reforma. Os comissionados do gabinete do deputado na tinham que arrumar a casa, executar serviços de limpeza e até limpar o cocô do cachorro. O Fantástico exibiu vídeos que foram gravados por Nebas, mostrando os trabalhos executados pelos servidores.

A reportagem também destacou a proximidade do parlamentar com a família Bolsonaro. “O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, considera Ruy Irigaray um importante auxiliar do governo na preparação de decretos pró-armas”, afirmou a reportagem.

O deputado Ruy Irigaray (PSL) apresenta-se como “um dos principais conselheiros do governo gederal quando o assunto é armas de fogo e direito à defesa”. No dia 5 de fevereiro, Irigaray esteve em Brasília para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar afirmou que levou a Bolsonaro “uma série de sugestões para que o acesso a armas de fogo seja facilitado para o cidadão de bem que deseja proteger sua vida, família e propriedade”.

O vereador Leonel Radde (PT), da Câmara Municipal de Porto Alegre, também encaminhou denúncia ao Ministério Público Estadual e à presidência da Assembleia Legislativa pedindo investigação dos fatos veiculados na reportagem. Em 2020, Irigaray encaminhou denúncia ao MP Estadual contra Leonel Radde, que é servidor da Polícia Civil do RS, afirmando que ele estaria usando “a sua função para incentivar a desordem e o descumprimento da lei”. Segundo Leonel Radde, essa denúncia deu origem ao dossiê realizado pelo governo Bolsonaro contra policiais antifascistas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora