Últimas Notícias>Política
|
19 de fevereiro de 2021
|
22:56

Bolsonaro demite presidente da Petrobras e coloca general no lugar

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro demite presidente da Petrobras e coloca general no lugar
Bolsonaro demite presidente da Petrobras e coloca general no lugar
Joaquim Silva Luna, novo presidente da Petrobras. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Da Revista Fórum

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou em suas redes sociais nesta sexta-feira (19) que trocou o presidente da Petrobras. Sai Roberto Castelo Branco e entra o general Joaquim Silva e Luna. O militar faria dois anos no cargo de diretor-geral da Itaipu no próximo dia 26.

A troca acontece depois de Bolsonaro criticar o aumento sucessivo nos combustíveis, em política comandada pela Petrobras. O titular do Planalto estava incomodado com a pressão popular por causa dessas altas. Neste ano, já foram anunciados quatro aumentos, o último na última quinta-feira (18).

Bolsonaro teme ainda que os caminhoneiros convoquem outra greve. Em 2018, então candidato à Presidência, ele apoiou o movimento, que prejudicou a economia. Mas agora não quer o mesmo sob seu governo e, por isso, acenou à categoria, anunciando que vai eliminar impostos federais sobre o diesel a partir de 1º de março.

Em sua live semanal nesta quinta-feira, ele reclamou dos aumentos sucessivos e disse que “alguma coisa” ia mudar na Petrobras.

Castelo Branco era uma escolha de Paulo Guedes. Bem visto pelo mercado, tinha a missão de preparar a empresa para privatização. Na nota que anuncia sua demissão, o governo tenta dar impressão de normalidade na troca, como se fosse esperado. O texto divulgado pelo Ministério de Minas e Energia diz que Luna chega “após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora