Opinião
|
25 de março de 2024
|
14:08

Para vencer em Porto Alegre (por Marcelo Sgarbossa)

Sindicato vai analisar proposta da prefeitura na próxima quarta-feira (10). Foto: Luiza Castro/Sul21
Sindicato vai analisar proposta da prefeitura na próxima quarta-feira (10). Foto: Luiza Castro/Sul21

Marcelo Sgarbossa (*)

O grau de dificuldade das eleições em Porto Alegre é conhecido, mas parece não influir, até agora, nas decisões de boa parte dos partidos de oposição ao governo Melo.

Se temos a tarefa de derrotar um governo que abraçou a extrema direita, entregou Porto Alegre à especulação imobiliária e empenhou o futuro da cidade ao não desenvolver políticas sustentáveis e não capacitar o Município para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos, então é preciso criar a única condição política capaz de alcançar esse resultado: a Frente Ampla Democrática.

O momento histórico que vivemos é muito grave. O fascismo avança e é uma irresponsabilidade histórica priorizar objetivos partidários ou pessoais nesse momento. Trata-se, portanto, do desafio de colocar os objetivos do fortalecimento da democracia acima das vaidades, das ambições. Fundamental também superar a arrogância e pensar a partir das fragilidades que não fomos capazes, até hoje, de superar.

Cada um dos partidos de oposição no Município é importante na construção da Frente Ampla e é em nome dela e através dela que queremos nos empenhar para buscar uma alternativa em Porto Alegre capaz de construir políticas públicas que beneficiem especialmente as populações mais necessitadas

Desde o Fórum Social Mundial de janeiro de 2023, a Rede Sustentabilidade, juntamente com PSB e PDT, deram início ao Movimento Pró Frente Ampla em Porto Alegre. Apesar das mais de 30 atividades realizadas na cidade, não conseguimos fazer os partidos do campo democrático e popular se sensibilizarem a ponto de se estabelecer uma mesa de diálogo em que ao menos os 7 partidos participassem ( Psol, Rede Sustentabilidade, PT, Pc do B, PV, PSB e PDT).

Temos a convicção de que as bases desses partidos fossem consultadas, apoiariam todos os esforços em favor da Frente Ampla e, por isso, queremos renovar o apelo para que possamos nos reunir e buscar coletivamente, sem imposições e cartas marcadas, o melhor programa e a melhor candidatura para vencer.

Foi para isso que a Rede Sustentabilidade me convidou para fazer parte de seus quadros, lançando-me pré-candidato à prefeito com o objetivo de pautar o debate ambiental e da emergência climática mas também, e sobretudo, ser uma voz que ajude a construir a tão necessária Frente Ampla em Porto Alegre. Vamos conversar?

(*) Pré-candidato à prefeito de Porto Alegre pela Rede Sustentabilidade

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora