Opinião
|
28 de fevereiro de 2024
|
10:41

A Porto Alegre de Melo é uma cidade abandonada (por Adeli Sell)

Depois de ser adiado devido a pandemia, processo de revisão do Plano Diretor enfrenta percalços em Porto Alegre. Foto: Luiza Castro/Sul21
Depois de ser adiado devido a pandemia, processo de revisão do Plano Diretor enfrenta percalços em Porto Alegre. Foto: Luiza Castro/Sul21

Adeli Sell (*)

Vereador tem que falar, tem que fazer sua parte. Faço a minha, sou oposição, porque assim não dá mais.

O primeiro Plano Diretor de Porto Alegre data de 1959. O atual Plano Diretor vigora desde 1999. Foi elaborado na gestão do Prefeito Raul Pont, que tinha como Secretário de Planejamento o arquiteto e urbanista Newton Burmeister.

O assim chamado “2º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental” introduz o conceito de que “tudo é cidade”, incorporando a atual zona rural à área urbana, com a intenção de preservar seus valores ambientais e manter sua vocação para a atividade rural de lazer e turismo, além de uso residencial.

Em 2009, 10 anos depois, houve sua revisão. A de 2019 não veio. Estamos em 2024 e a Câmara de Vereadores ainda não recebeu do prefeito a proposta de revisão.

Hoje, vemos o Plano Diretor, que deveria ser um todo, fragmentado por setores.

Por exemplo, o 4º Distrito era uma área industrial, com construções baixas e ocupação mista, com uso comercial predominante. Com o tempo muitos desses espaços ficaram vazios. Positivamente bares e vida noturna começaram a adentrar seu espaço. Mas os projetos são de “incentivos fiscais”, sem norte em termos de urbanismo.

O quadrilátero Central, com suas obras intermináveis, sem planejamento, está se tornando um caos. Privilegiando setores de interesses empresariais da construção civil, com as costas viradas aos 40% de idosos que ali moram.

Por fim, vemos uma cidade abandonada, principalmente na periferia, nas vilas e comunidades pobres. Faltam moradias de um lado, sobra ociosidade em economias postas à venda e para alugar.

A matéria do Sul21 que entrevista o prefeito Melo afirma que tem 100 mil economias vazias. O nosso mandato fez tramitar um projeto que trata da habitação popular, que prevê prioritariamente o urbanismo de Porto Alegre, a ocupação de espaços ociosos para habitação mediante políticas públicas de incentivo.

O prefeito diz: “Pegar todos os prédios que tiver aqui no centro e vamos transformar em moradia popular, se os demais entes federativos assim o fizerem também”. Sim, mas o ponta pé inicial deveria ser do prefeito, ou ficará esperando como no caso dos desmandos da Equatorial?

Quais medidas concretas para utilizar e reutilizar as economias fechadas?  O que a prefeitura vai ofertar? Vai montar uma parceria com a Caixa Econômica Federal para financiar o Retrofit? E o que mais? Vemos uma falta de planejamento da prefeitura nesta área também. Vemos apenas discurso e ausência de ações concretas.

(*) Vereador de Porto Alegre pelo PT

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora