Opinião
|
1 de agosto de 2023
|
09:19

Nota sobre a suspensão das obras no Parque Harmonia (por Movimento Salve o Harmonia)

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Movimento Salve o Harmonia

Quanto à liminar concedida pela juíza da 10ª Vara de Justiça, deferida no último domingo, que determinou a suspensão imediata das obras no parque, atendendo à ação popular impetrada por membros da sociedade civil que vêm se somando às diversas frentes que estão fazendo o enfrentamento à destruição do Parque Harmonia, consideramos que é importantíssima a decisão. Os danos à natureza e ao patrimônio público já são irreversíveis e ultrapassam de longe a possibilidade de recuperação da área por décadas.

É inédito que a Prefeitura de Porto Alegre tenha concedido licença para cortar cerca de 1/3 da arborização de um parque. Não há qualquer justificativa que
embase tal decisão. Não há, também, qualquer argumento que isente um estudo de impacto ambiental, em especial à fauna, onde viviam 85 espécies de aves, incluindo o pássaro símbolo do Rio Grande do Sul, quero-quero, diante de um projeto de tamanha intervenção e tratores.

Constatamos que mais de 70% da vegetação do local virou terra nua, cimento ou barro, indicando que o espaço será utilizado para os mais variados fins, a maioria deles de caráter privado, que fogem da finalidade de nossos parques e áreas verdes públicas.

Por fim, defendemos a realização da Semana Farroupilha no Parque Harmonia.  Mas, da forma como estão acontecendo as obras, o próprio evento será descaracterizado. Lembrando que sempre fez parte das tradições gaúchas, em suas manifestações artísticas, o culto do amor à terra e à natureza. Em 1995, por exemplo, a sexagenária Estância da Poesia Crioula (EPC), órgão que reúne poetas e prosadores regionalistas, encaminhou ofício ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) opondo-se à construção no parque do chamado “Centro Cultural de Eventos”, temendo pela descaracterização do Harmonia.

Porto Alegre, 31 de julho de 2023

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora