Opinião
|
21 de outubro de 2022
|
14:35

Bibo Nunes, os estudantes merecem respeito! (por Airton Silva)

Airton Silva, presidente da UEE-RS (Divulgação)
Airton Silva, presidente da UEE-RS (Divulgação)

Airton Silva (*)

A educação pública vem sendo atacada pelo governo federal e seus aliados desde que Bolsonaro assumiu a presidência. Cortes orçamentários, desrespeito à autonomia universitária, criminalização do movimento estudantil e mesmo assim nossas universidades não pararam! A maior parte da produção científica do nosso país é desenvolvida na universidade, estamos nos rankings de melhores universidades da América Latina e do Mundo, formamos excelentes profissionais e no período mais recente fomos essenciais no controle da pandemia.

O que leva o bolsonarismo a nos escolher como inimigos? A universidade pública é capaz de transformar a sociedade! Essa semana fomos surpreendidos por mais uma série de ataques do Deputado Federal não reeleito Bibo Nunes (PL) que ataca estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, com desrespeito e requintes de crueldade ao dizer que merecem “morrer queimados”.

Santa Maria viveu em 2013 uma das maiores tragédias do estado e do país, o incêndio da Boate Kiss. Era uma festa universitária que teve 242 mortos e mais de 630 feridos! Uma ferida aberta em todo nosso estado por um ocorrido tão triste e cruel. O que leva um deputado a dizer que os estudantes merecem “morrer queimados”, justamente em uma universidade marcada por essa tragédia que vitimou em sua maioria membros da comunidade acadêmica dessa instituição?

Nós da União Estadual dos Estudantes (UEE RS) repudiamos mais esse ataque cruel proferido por Bibo Nunes, nos solidarizamos com os colegas e reforçamos nosso compromisso em derrotar todos os inimigos da educação e aqueles que fazem da política instrumento de ódio e barbárie. É preciso construir um novo período em nosso país, com a educação e o povo valorizados e como cantou Milton Nascimento “A história é um carro alegre cheio de um povo contente que atropela indiferente todo aquele que a negue”. Eles não passarão!

(*) Estudante de Saúde Coletiva da UFRGS e Presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE RS)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora