Opinião
|
2 de março de 2022
|
09:15

Nota de pesar pelo falecimento de Eli Fidelis (por Roberto Liebgott)

Eli Fidelis, atualmente, era vice coordenador do Conselho  Estadual dos Povos Indígenas (Arquivo pessoal)
Eli Fidelis, atualmente, era vice coordenador do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Arquivo pessoal)

Roberto Antonio Liebgott (*)

Com profundo pesar recebemos a informação de que a liderança Kaingang, Eli Fidelis, também conhecido como Liko, faleceu na noite do dia 1º de março. Seu corpo foi encontrado, por volta da meia noite, no meio da mata em Farroupilha.

Eli residia, com um grupo de famílias Kaingang, na nova terra da comunidade, localizada no município de Farroupilha, Rio Grande do Sul, área que recentemente havia sido adquirida dentro do programa de compensação pela duplicação da BR 386.

Eli há muitas décadas lutava pelos direitos de seu povo, especialmente das famílias e comunidades que viviam em contexto urbano.

Engajou-se nas retomadas de terras, pela garantia dos territórios urbanos, e buscava articular as lutas indigenas com as comunidades quilombolas, moradores de rua e outros setores ou grupos de pessoas excluídas da sociedade. Ele ajudou na organização e realização das Assembleias dos Povos em Porto Alegre e participou ativamente das articulações por políticas públicas diferenciadas. Eli teve relevância nos debates sobre o acesso dos jovens estudantes indígenas nas universidades, de modo especial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eli, além de cacique, foi agente de saúde e atualmente era vice coordenador do Cepi, Conselho Estadual doa Povos Indígenas.

Nossa solidariedade aos familiares do Eli e a todo o povo Kaingang.

(*) Roberto Antonio Liebgott (Cimi Sul – Equipe Porto Alegre)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora