Opinião
|
20 de outubro de 2021
|
08:44

Engenharia e tecnologia gaúcha no radar do empreendedorismo global (por SENGE-RS)

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Sindicato dos Engenheiros do RS (*)

Está confirmado: em 2022, Porto Alegre será a sede da primeira edição sul-americana da feira de negócios e inovação South Summit. Reconhecida como uma plataforma para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores visando a geração de resultados e negócios, a feira recoloca a Capital no mapa internacional de eventos, após sucessivas edições do Fórum Social Mundial e da Copa do Mundo 2014.

 O Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul parabeniza o Governo do Estado, a Prefeitura de Porto Alegre e todos os profissionais envolvidos nesta conquista que deve ser celebrada por todos os segmentos. 

Tecnologia e inovação estão no DNA de todas as engenharias. Portanto, é dever do SENGE-RS oferecer total apoio à iniciativa. Conforme manifestação do presidente Cezar Henrique Ferreira, o Sindicato, desde já, se coloca à disposição para contribuir com a organização do evento de forma institucional, bem como disponibilizando sua estrutura física e operacional. Desta forma, pretendemos favorecer as articulações que já vêm sendo realizadas com êxito pelos setores público, privado, universidades, sociedade civil e pelo próprio Sindicato dos Engenheiros no sentido da necessária consolidação de um parque tecnológico de ponta em nosso Estado.

 Criamos no SENGE o Programa Engenheiro Empreendedor, uma das diretrizes da atual gestão. Trata-se de uma resposta afirmativa aos efeitos causados pelas profundas transformações tecnológicas, nas comunicações e nas relações de trabalho, hoje já inexoravelmente consolidadas nos meios de produção. Vale lembrar que estamos na terceira década do Século XXI e não há mais tempo a perder e muito tempo para recuperar. Conquistas devem ser preservadas, porém alguns modelos e soluções do passado precisam ser reavaliados. Cabe à Engenharia um papel decisivo nas formulações necessárias à retomada do desenvolvimento socioeconômico. Neste cenário, conhecimento, ciência, tecnologia e inovação operam como verdadeiras locomotivas das transformações, gerando riqueza, emprego e renda em proporções comprovadamente eficazes.

 O Rio Grande do Sul possui um dos principais (se não o melhor) complexo universitário de todo o País. Nossas academias investem com vigor na pesquisa e inovação. Importantes centros tecnológicos operam por todo o Estado, criando a base através da qual ampliaremos as potencialidades advindas da condição de protagonismo conquistada pelo Estado e pela cidade.

 O momento é de convergência. Os antagonismos que irão se confrontar na arena política em 2022, precisam permanecer à margem deste projeto que tem tudo para ser o ponto de inflexão no raquítico gráfico de crescimento que o RS vem apresentando nas últimas décadas. Recuperação do protagonismo político, social e econômico podem, da mesma forma, ser beneficiados, trazendo bem-estar e oportunidades para todos.  

Próximo de completar 80 anos de fundação, o Sindicato dos Engenheiros mais uma vez se coloca à disposição da sociedade e da mobilização em favor do desenvolvimento. Um Rio Grande forte é um desafio que se apresenta a cada um dos gaúchos e gaúchas.

(*) Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora