Coronavírus
|
27 de outubro de 2023
|
19:11

Aumento nas internações por covid-19 no RS alerta para importância da vacinação bivalente

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul tem apresentado aumento nas internações por covid-19 nas últimas semanas. Os dados mostram 64 hospitalizações por complicações respiratórias em virtude da doença entre os dias 8 e 14 de outubro. Entre 20 e 26 de agosto, entretanto, haviam sido apenas 14. Hoje, menos de 20% da população acima de 18 anos no Estado está vacinado com a dose atualizada bivalente.

A chefe substituta da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Letícia Martins, ressalta que o coronavírus já pode ser considerado endêmico. “Isso quer dizer que ele irá circular com picos em determinados momentos do ano, assim como o vírus da gripe influenza”, explica. “Além disso, a cobertura da bivalente é baixa nos maiores de 18 anos, sendo ela a vacina com composição mais próxima genomicamente das variantes que circulam atualmente”, complementa.

Nas últimas três semanas ocorreram 18 óbitos por covid-19 no Estado. Desses, 16 em maiores de 60 anos, e os outros dois óbitos foram de pessoas que apresentavam comorbidade. “Ou seja, 100% dos últimos óbitos ocorreram em pessoas com algum fator de risco, seja a idade ou presença de comorbidade. Isso reforça a importância de que esses dois grupos tomem a vacina”, afirma Letícia.

Também foi registrado um aumento da proporção de internações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por covid-19 em relação à síndrome associada a outras causas. Enquanto na semana de 20 a 28 de agosto o coronavírus representava 6% das internações por esse agravo, de 8 a 14 de outubro esse índice passou a 26%. Outras causas de SRAG são infecções causadas pelo vírus da gripe influenza, pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e outros agentes virais. Há também SRAGs não especificadas, ou seja, aquelas para as quais não se identificou vírus respiratório.

As crianças ainda apresentam baixo percentual de vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Sul. São apenas 36% das cerca de 1,6 milhão de crianças acima dos 6 meses até os 11 anos idade vacinadas com duas doses. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, esse percentual é de 82%.

Na população de 18 anos ou mais, o índice também é considerado baixo. Até o momento, já foram aplicadas cerca de 1,6 milhão de doses da vacina bivalente, o que representa cerca de 18% do público da faixa etária. Para os que já tomara a vacina bivalente ainda não há perspectiva de nova dose.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora