Coronavírus
|
25 de abril de 2023
|
17:51

Covid-19: governo do RS recomenda vacina bivalente para todos acima de 18 anos

Por
Sul 21
[email protected]
A vacina bivalente foi elaborada com base na variante original do coronavírus e na ômicron. Foto: Itamar Aguiar/SES
A vacina bivalente foi elaborada com base na variante original do coronavírus e na ômicron. Foto: Itamar Aguiar/SES

A aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 será ampliada para toda a população acima dos 18 anos no Rio Grande do Sul. A recomendação foi feita nesta terça-feira (25) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), um dia após a orientação publicada pelo Ministério da Saúde. A bivalente é a segunda geração de vacina contra a covid-19, adaptada para a variante ômicron e suas subvariantes que atualmente prevalecem no Brasil e no mundo.

A dose da bivalente vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, desde que a última dose tenha sido, no mínimo, há quatro meses. Quem estiver com alguma das doses de reforço atrasadas (terceira e quarta dose) também pode receber a vacina bivalente.

A partir da recomendação da SES, a imunização nos municípios do RS começa conforme a disponibilidade de doses. A decisão por um escalonamento das faixas etárias ou não cabe a cada gestor municipal.

Em Porto Alegre, a vacinação contra a covid-19 com a bivalente está disponível para pessoas com 55 anos ou mais, além dos grupos prioritários específicos, como pessoas com comorbidades acima dos 12 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde e população privada de liberdade.

Para outras faixas etárias, a Secretaria Municipal da Saúde informa aguardar nova remessa de doses. Atualmente a Capital tem 67 mil doses distribuídas nos pontos de vacinação, sendo que o público acima de 18 anos é de 700 mil pessoas.

A nota divulgada pelo Ministério da Saúde reitera a importância de incentivar àqueles que não foram vacinados, a receberem o esquema primário completo e a dose de reforço de acordo com os intervalos sugeridos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A dose de reforço para pessoas entre 5 e 17 anos, 11 meses e 29 dias será realizada com a vacina monovalente disponível. Além disso, se mantém a recomendação de vacinação contra a covid-19 de toda a população acima de 6 meses de idade.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora