Saúde
|
2 de abril de 2024
|
14:59

Porto Alegre registra 1.263 casos de dengue de janeiro a março, o dobro de 2023

Por
Sul 21
[email protected]
A prefeitura tem aplicado inseticida em bairros da cidade para diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti e interromper ou diminuir a transmissão viral. Foto: Cristine Rochol/PMPA
A prefeitura tem aplicado inseticida em bairros da cidade para diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti e interromper ou diminuir a transmissão viral. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre alcançou a marca de 1.263 casos confirmados de dengue em 2024 até o dia 30 de março. Para se ter ideia do que o número representa, em 2023, no mesmo período, foram 611 casos confirmados, a metade.

Do total de casos confirmados este ano, 1.099 foram contraídos na cidade (autóctones), 132 são importados (infecção fora da cidade) e 32 não têm local de infecção determinado. Até 30 de março, 13.020 ocorrências suspeitas foram notificadas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em 2023, no mesmo período, foram 1.409 notificações, quase 10 vezes menos.

Os dados constam no Boletim Epidemiológico publicado nesta terça-feira (2 pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O levantamento apresenta informações acumuladas até a semana epidemiológica 13 de 2024 (dados até 30 de março).

A faixa etária dos 21 a 30 anos ainda mantém a maior proporção dos casos confirmados (18,2%) e a maioria dos pacientes é do sexo feminino (54,5%). Os principais sintomas relatados são febre (90,4%), seguidos por dor no corpo, dor de cabeça e náuseas.

Os casos de dengue estão espalhados por toda a Capital, mas com maior incidência nos bairros São João, Higienópolis e Pedra Redonda. A incidência equivale ao número de casos por 100 mil habitantes. Por isso, um bairro com população menor, mesmo com baixo número de casos, pode ser considerado de alta incidência. O boletim apresenta o mapa de incidência para ilustrar a presença da dengue na cidade. 

O Boletim Epidemiológico é uma publicação prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da SMS. A partir desta semana epidemiológica (14), a publicação passa a ser semanal, pois a prefeitura acionou o Nível 3 de Resposta do Plano (que significa infestação vetorial alta somada à ocorrência de casos acima do limite esperado para o momento e ocorrência de óbito por dengue). 

Em relação à infestação vetorial, o levantamento da semana 13 registrou índice crítico, com alta ou muito alta infestação em 44 de 46 bairros monitorados com armadilhas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora