Saúde
|
19 de setembro de 2023
|
18:28

UFCSPA sedia encontro sobre redes de atenção a mulheres em situação de aborto legal no SUS

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

O projeto “Fortalecendo redes de atenção às mulheres em situação de aborto legal no SUS”, que realiza uma série de encontros com pessoas da área de gestão da saúde, como assistência social, gestão pública, movimentos sociais, conselhos e sistema de justiça, chega a Porto Alegre na próxima terça-feira (26), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O objetivo do encontro é elaborar um plano de trabalho para os próximos dois anos a fim de promover a articulação em rede para qualificar o atendimento e ampliar o acesso de mulheres e meninas aos serviços de referência de aborto legal. O evento acontece no Anfiteatro Heitor Cirne Lima da UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245) às 13h. As inscrições são gratuitas com direito a certificado e devem ser realizadas neste link.

Nos encontros anteriores, em Rio Grande, Caxias do Sul e Canoas, profissionais discutiram sobre a qualidade do atendimento nas cidades e demonstraram preocupação quanto ao atendimento humanizado e sem julgamentos das mulheres que chegam ao serviço e precisam  de uma escuta rápida e com privacidade. 

“Fortalecendo redes” é o sucessor do projeto “Articulando redes para ampliar o acesso e qualificar o atendimento de mulheres em situação de aborto legal no SUS”, que foi realizado de maneira online durante a pandemia de Covid-19, pelo Fórum do Aborto Legal RS, em 2021. Foram produzidos conteúdos sobre os direitos das mulheres em situação de violência sexual, como o Guia Aborto Legal e de Cuidado à pessoa em Situação de Violência Sexual e um vídeo animação sobre o mesmo tema.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora