Eleições 2022
|
2 de outubro de 2022
|
23:27

Leite se refugia em Pelotas e não comparece a ‘festa’ em comitê

Por
Flávio Ilha
[email protected]
Leite também disse  que sua renúncia ao governo do Estado “pode ter sido um movimento equivocado”. Foto: Maurício Tonetto
Leite também disse que sua renúncia ao governo do Estado “pode ter sido um movimento equivocado”. Foto: Maurício Tonetto

Depois de liderar todas as pesquisas eleitorais, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) conseguiu uma vaga no segundo turno numa disputa apertada com o candidato petista Edegar Pretto. No final da apuração, a diferença entre os dois foi de pouco mais de 2 mil votos.

Leite, que acompanhou toda a apuração em Pelotas, sua base eleitoral, voltou a Porto Alegre apenas à noite. Mas cancelou a participação no ato marcado para o comitê central. Antes de embarcar, deu uma rápida entrevista para as rádios locais.

Na entrevista, disse que a polarização da disputa nacional influenciou o resultado nos estados – especialmente em relação ao voto útil. “Tudo influenciou nos estados. Aqui, graças ao trabalho do governo, resistimos a essa polarização, a essa guerra. Por isso considero uma grande vitória. E temos muita confiança na vitória porque somos do campo do diálogo em vez da intolerância, da construção contra a destruição”, analisou.

Sobre apoios no segundo turno, disse que sua candidatura focará no ataque aos problemas, e não às pessoas. “Nossa mensagem é de diálogo, de amor, de futuro melhor. O apoio que se busca é da população, que resiste à essa política de ataques. Se forças políticas estiverem dispostas a dialogar, vamos fazer. Queremos um estado mais enxuto, mas que respeite a diversidade, que dialogue, que seja fraterno e acolhedor. Não foi fácil. Vamos fazer o enfrentamento, mas sempre respeitoso. Temos convicção de nosso caminho é o melhor”, afirmou.

No comitê central de Eduardo Leite, na zona norte de Porto Alegre, o clima foi de apreensão durante toda a tarde. A rua em frente à sede foi fechada, um carro de som se posicionou para um grande comício, mas os apoiadores não apareceram. Às 20h, havia cerca de 40 pessoas em volta do carro de som – a maioria assessores da campanha. Quando a passagem ao segundo turno foi confirmada, às 22h13, a comemoração foi discreta.

Leite (PSDB) votou no início da tarde em Pelotas, sua base eleitoral, distante cerca de 230 quilômetros de Porto Alegre. Pela manhã, acompanhou o voto do governador Ranolfo Vieira Junior em Esteio, cidade da região metropolitana. Leite deslocou-se de avião a Pelotas e voltou a Porto Alegre apenas no final da apuração.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora