Política
|
1 de abril de 2024
|
17:31

Pesquisa mostra Melo na liderança e Rosário em 2º lugar na corrida pela Prefeitura

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

A TV Record divulgou nesta segunda-feira (1º) dados da pesquisa Real Time Big Data para a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre que apontam a liderança do prefeito Sebastião Melo (MDB) em todos os cenários levantados. Também em todas as simulações, ele é seguido pela pré-candidata Maria do Rosário (PT).

No primeiro cenário estimulado — aquele em que o eleitor escolhe um nome a partir de uma lista fechada –, Melo lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Maria do Rosário, com 22%, Luciana Genro (PSOL), com 7%, Any Ortiz (Cidadania), com 5%, Juliana Brizola (PDT), com 5%, Comandante Nádia (PP), com 4%, e Thiago Duarte (União), com 2%. Outros 7% disseram que votariam em nulo ou branco se os candidatos fossem esse e 8% disseram não saber ou não responderam.

Este primeiro cenário, contudo, conta com ao menos duas candidaturas que não deverão participar da disputa, uma vez que Luciana Genro já anunciou que deverá apoiar a candidatura de Maria do Rosário e Comandante Nádia trocou o PP pelo PL, partido que deve apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Melo.

Sem essas candidaturas, o terceiro cenário — o segundo substitui apenas a Any Ortiz pela Delegada Nadine (PSDB) — aponta liderança de Melo, com 41%, seguido por Maria do Rosário (26%), Juliana Brizola (7%), Any Ortiz (6%) e Thiago Duarte (2%). Outros 9% disseram votar em branco ou nulo e 9% disseram não saber ou não responderam.

No quarto cenário, mais um vez com Nadine no lugar de Any Ortiz, Melo soma 42%, Rosário tem 26%, Juliana tem 8%, Duarte tem 3% e Nadine tem 3%. Nulo/branco somam 9% e não sabem ou não responderam somam 9%.

Já no cenário espontâneo, aquele que os eleitores dizem em quem irão votar sem serem apresentados a uma lista fechada, Melo tem 20%, Rosário tem 3%, Manuela D’Ávila (PCdoB) tem 2% e José Fortunati (União) tem 1% — os dois últimos não são pré-candidatos. Outros candidatos somam 3%, mas a grande maioria dos eleitores disseram que irão votar nulo ou branco (14%) ou que não sabem/não responderam (57%).

A Real Time Big Data entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-03565/2024.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora