Política
|
24 de fevereiro de 2024
|
11:10

Governo federal quer mecanizar a agricultura familiar com apoio da indústria gaúcha

Por
Sul 21
[email protected]
Governo federal quer mecanizar a agricultura familiar com apoio da indústria gaúcha
Governo federal quer mecanizar a agricultura familiar com apoio da indústria gaúcha

A mecanização da agricultura familiar do País e o Programa Mais Alimentos foram pautas de encontro do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, com representantes da indústria de máquinas e implementos agrícolas do Rio Grande do Sul. Eles se reuniram na tarde desta sexta-feira (23), em Porto Alegre, na sede do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers).

O objetivo do governo federal é alavancar a produção nacional de maquinário para a agricultura familiar a partir da ampliação do acesso a máquinas e implementos agrícolas menores com crédito subsidiado. Conforme Teixeira, o RS é um dos estados que mais tem máquinas e pode ajudar a mecanizar o país.

“A gente quer que os financiamentos sejam mais amigáveis e que essa máquina pequena, que aqui vocês já produzem, possa ir para todos os agricultores familiares do Brasil. Não só tratores, mas implementos e muitas máquinas para tecnificar, que é o que o presidente Lula quer com o Mais Alimentos”, diz o ministro.

De acordo com Pretto, entre os objetivos do governo federal está aumentar a produção de alimentos e possibilitar renda aos agricultores familiares. Segundo ele, políticas executadas pela Conab, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fazem parte de uma série de iniciativas que foram retomadas e que contribuem nesse sentido.

“A volta do Mais Alimentos, do MDA, dos financiamentos agrícolas, dos juros subsidiados também vão nessa direção. Nós queremos diminuir a penosidade de quem trabalha no campo, aumentar a capacidade de produção e a oferta de alimentos, além de diminuir o preço da comida para os consumidores e combater a fome no país”, argumenta o presidente da Conab.

Nesse contexto, foi proposto à indústria gaúcha olhar para o cenário nacional e atender também regiões que precisam de mecanização na agricultura familiar, como a Nordeste. “No próximo Plano Safra, nós vamos potencializar a oferta de crédito para novos equipamentos agrícolas, mas adaptados à realidade dos agricultores familiares. Muitas pequenas propriedades precisam de máquinas menores, que fazem toda a diferença para os agricultores familiares produzirem mais e se viabilizarem economicamente no campo”, observa Pretto.

Teixeira e Pretto também participaram nesta sexta da posse da nova diretoria da Federação das Trabalhadoras e Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). “Nós estamos aqui para reconhecer a luta da Fetag e reafirmar o compromisso do governo federal com esses homens e mulheres que tiram da terra o essencial para a nossa vida, que é o alimento. Quando o agricultor mais precisa de políticas públicas, é nessa hora que as entidades se levantam com mais força. E a Fetag nunca faltou”, diz Pretto.

Já Teixeira fez uma série de anúncios, como a retomada de convênio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a Fetag, relacionado às Unidades Municipais de Cadastro (UMC). Depois, em reunião fechada com a diretoria da Fetag, representantes de sindicatos e trabalhadoras do campo, também foi tratado sobre temas de interesse da agricultura familiar, como a cadeia do leite, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e demais políticas para a produção de alimentos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora