Política
|
15 de dezembro de 2023
|
13:14

Deputada homenageia Fepal e denuncia massacre do povo palestino

Por
Sul 21
[email protected]
Presidente da Fepal, Ualid Rabah, recebeu homenagem (Foto: Thanise Melo/Divulgação)
Presidente da Fepal, Ualid Rabah, recebeu homenagem (Foto: Thanise Melo/Divulgação)

A deputada Laura Sito (PT) homenageou, na noite de quinta-feira (14), a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceu no salão Júlio de Castilhos e contou com a presença de deputadas, deputados, vereadores e vereadoras, além de outras entidades representativas como sindicatos. A homenagem, segundo a deputada, foi mais do que um reconhecimento, mas também uma forma de dar voz ao que acontece hoje na Palestina.

Laura Sito afirmou que “se nós estamos sofrendo essa perseguição de sionistas que pedem a cassação dos nossos mandatos, é porque nós tivemos coragem de dizer que há em curso uma política genocida por parte do Estado de Israel.” Ela reafirmou que sua posição ao dizer que “nenhuma ação que tente nos desestabilizar, nos silenciar ou tirar o nosso espaço será possível.” A deputada assinalou também que este momento é um dos capítulos mais importantes da luta anticolonialista e que “há momentos da história em que só há uma coisa a ser feita, que é ter coragem.”

Ao receber a homenagem em nome da Fepal, o presidente da Federação, Ualid Rabah, agradeceu em nome do povo palestino que segue em luta contra o que definiu como “genocídio colonialista” que se impõe no seu território. Ele dedicou a homenagem aos 27 mil palestinos que já foram mortos nos últimos 69 dias em Gaza. Ao mencionar o compromisso da deputada Laura Sito com a causa palestina, lembrou que ela tem sido vítima de perseguição sionista por seu apoio e pela coragem de denunciar que há um genocídio em curso e que, assim como a deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas foram ameaçados de cassação.

O presidente da Fepal lembrou o que ocorre em Gaza desde a ocupação do território palestino pelo Estado de Israel. Desde as condições de vida da população, até a falta de perspectiva de gerações que não conhecem outra vida além do campo de concentração onde são submetidos a viver, sem infraestrutura e acesso a recursos básicos. “Esse cárcere impediu que essas pessoas vissem outro sol, vissem outro céu, vissem outro mar, sentissem outro vento ou conhecessem outra forma de morrer.”

Ualid ainda mencionou o trabalho que a Fepal tem realizado, seja por meio de financiamento à ajuda humanitária aos palestinos em Gaza, por meio de cursos, palestras e pela difusão de informações. “Este é o papel da Fepal e, apesar das dificuldades, estamos fazendo o que é preciso.” O presidente também agradeceu a honra de representar a entidade nesta homenagem histórica. “Não temam, não pereçam, não acreditem que a Palestina não será livre. O povo palestino é invencível e nós venceremos”, finalizou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora