Política
|
23 de agosto de 2023
|
19:05

Câmara dos Deputados marca semana da Legalidade com exibição de filme sobre Brizola

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Duda Brogni
Foto: Duda Brogni

Nesta terça-feira (22), alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas de Brasília e de diversas universidades do Distrito Federal assistiram ao filme Legalidade, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. A obra, dirigida por Zeca Brito, conta a história e luta de Leonel Brizola durante a Campanha da Legalidade, e foi escolhida pela 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara para integrar as comemorações da Semana da Legalidade.

O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre elas o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o Presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Manoel Dias. Emocionado, Dias homenageou o ex-governador durante sua fala. “Brizola dedicou sua vida e morreu rebelde, inconformado com o Brasil que nós temos, com as injustiças, com a maioria excluída, exatamente por não ter acesso ao conhecimento”, disse.

A campanha da Legalidade foi um dos principais acontecimentos políticos que sacudiram o Brasil na segunda metade do século passado. O diretor Zeca Brito enquadra a história em um período de 15 dias em 1961, quando o então governador gaúcho Leonel Brizola mobilizou a sociedade para evitar um golpe militar após a renúncia de Jânio Quadros. “Exibir o filme aqui dentro [na Câmara], que foi onde o golpe de 64 foi costurado, é muito simbólico”, disse o cineasta Zeca Brito.

A deputada Maria do Rosário (PT/RS), representante da 2ª Secretaria, ressaltou a importância do contato da juventude com a memória e história do país. “Conhecer a história é fundamental para quem pensa uma sociedade que já teve tantas rupturas contrárias à democracia”, destacou.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora