Política
|
6 de junho de 2023
|
17:56

Bancada do PT na AL pede que TCE levante sigilo sobre privatização da Corsan

Por
Sul 21
[email protected]
Deputado Miguel Rossetto. Foto: Paulo Garcia/ALRS
Deputado Miguel Rossetto. Foto: Paulo Garcia/ALRS

A bancada do PT na Assembleia Legislativa apresentou nesta terça-feira (6) um requerimento ao Tribunal de Contas do Estado para que a conselheira Ana Cristina Moraes levante o sigilo de todas as informações referentes à privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Para o deputado Miguel Rossetto, o “enigma central” que envolve a venda da empresa diz respeito ao fato de o TCE ter suspendido a oferta de ações da companhia em 6 de julho de 2022 e autorizado em dezembro do mesmo ano. O deputado defende que a população tem o direito de saber o que provocou a mudança de posicionamento do tribunal.

Leia mais:
Corsan anuncia saída do presidente

Além de Rossetto, os deputados Jeferson Fernandes e Zé Nunes defendem, depois de terem acesso aos documentos do TCE, que não há justificativa legal para a manutenção da medida. “Não há informações que demandem a imposição de sigilo, sejam dados de sigilo individual, de interesse público ou de natureza estratégica.
Se havia possível justificativa prévia ao leilão, após a realização do mesmo nada justifica esta ocultação de informação”, argumentam os deputados.

A assinatura da privatização da companhia, que foi à leilão em dezembro de 2022, estava prevista para ocorrer em março, mas está suspensa por uma série de ações judiciais movidas pelo Sindiágua-RS. O processo foi vencido por um consórcio formado pelas empresas Aegea, Perfin e Kinea, com um lance de R$ 4,15 bilhões.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora