Política
|
28 de março de 2023
|
14:03

Um ano após ser afastado, Jairo Jorge reassume prefeitura de Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Jairo Jorge discursa em cerimônia de retorno ao cargo | Foto: Alisson Moura/Divulgação
Jairo Jorge discursa em cerimônia de retorno ao cargo | Foto: Alisson Moura/Divulgação

Jairo Jorge (PSD) reassumiu na manhã desta terça-feira (28) a Prefeitura de Canoas. Eleito em 2020, ele estava afastado do cargo desde 31 de março de 2022, quando foi alvo de uma operação do Ministério Público que investigava a existência de uma “organização criminosa” que estaria estruturada dentro da prefeitura para praticar fraudes na área da saúde.

Jorge retomou o cargo em razão da conclusão do prazo de afastamento cautelar e porque o processo foi remetido do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para a Justiça Federal.

Em seu discurso de retomada do cargo, Jairo reafirmou sua inocência. “Estou sendo investigado há 22 meses, minha vida foi passada a limpo, mas nada foi encontrado que demostre que eu participei, apoiei ou incentivei qualquer ato ilegal ou ilícito. Uma medida cautelar tem o objetivo de garantir que as investigações aconteçam com total liberdade e sem interferências. Não se trata, portanto, de uma antecipação de pena. Neste longo período, de quase dois anos de investigação e um ano de afastamento da prefeitura, todos os fatos envolvendo três contratos foram apurados, testemunhas foram ouvidas, documentos foram solicitados e três denúncias foram apresentadas. É importante lembrar que nenhuma delas havia ainda sido aceita pela Justiça Estadual”, afirmou.

Em 31 de março do ano passado, o MP-RS e a Brigada Militar cumpriram 81 medidas cautelares contra 24 pessoas físicas e 15 empresas, sete das quais foram proibidas de firmar contratos com o poder público. Além de Jorge, outros cinco ocupantes de cargos públicos foram afastados.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Marcelo Lemos Dornelles, afirmou que havia um núcleo empresarial muito forte praticando fraudes em todo o Brasil na área da Saúde. “Estamos interferindo agora com os afastamentos por no mínimo seis meses. Estamos colhendo informações e depois vamos encaminhar denúncia”, disse.

Jorge também fez um discurso duro contra o seu vice e até então prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, a quem acusou de traição e de fazer ataques a sua honra. “Infelizmente, neste último ano, o vice-prefeito, acompanhado de pessoas que estiveram comigo durante 8, 12 ou 16 anos, fizeram de tudo para atacar minha honra, meu legado, culminando na articulação de um pedido de impeachment, em dezembro do ano passado, que felizmente foi derrotado pela Câmara Municipal por 18 votos a um”, disse.

O prefeito reempossado também acusou o vice de não ter responsabilidade com as finanças municipais, dizendo que Canoas enfrentou em 2022 o seu maior déficit desde 2001. “Mesmo que a administração anterior não admita a crise e tenha governado, até ontem, como se não tivesse amanhã, é possível ver que dezenas de fornecedores estão sem receber desde agosto e setembro do ano passado”, disse.

Jairo Jorge afirmou que a Prefeitura agora irá fazer uma “diagnóstico profundo e realista” sobre a situação do município e que irá realizar um processo de reorganização da administração. Ele prometeu anunciar em 15 dias a equipe que irá compor o governo até o final do mandato.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora