Política
|
30 de março de 2023
|
18:06

Bolsonaro volta ao Brasil depois de quase três meses nos EUA; Padilha diz que retorno ‘flopou’

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro chega à sede do PL em Brasília e acena para apoiadores. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Bolsonaro chega à sede do PL em Brasília e acena para apoiadores. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao Brasil nesta quinta-feira (30), 89 dias após ter saído do Brasil e se negado a cumprir a tradição democrática de passar a faixa presidencial na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vindo de Orlando (EUA), Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, às 6h40, e foi direto para a sede do PL, onde encontrou correligionários, apoiadores e foi recebido pela esposa, Michelle Bolsonaro, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o secretário de Relações Institucionais do PL, general Braga Neto.

Devido ao esquema de segurança da Polícia Federal (PF), Bolsonaro não saiu pelo saguão de desembarque habitual e usou uma rota alternativa. O procedimento determinado pela PF e a Secretaria de Segurança do Distrito Federal desagradou o ex-presidente, que pretendia criar uma cena apoteótica em seu retorno e discursar em frente ao aeroporto para seus seguidores. 

Centenas de apoiadores do ex-presidente inclusive chegaram de madrugada à área de desembarque internacional do aeroporto e se espremeram nas grades que delimitavam o espaço, munidos de bandeiras e cartazes. Enquanto aguardavam, os apoiadores cantaram o hino nacional e gritaram palavras de ordem. Jornalistas foram hostilizados verbalmente pelos presentes.

Em tom de deboche, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, diz que o retorno de Bolsonaro “flopou”. “Quem quiser apostar no conflito agora vai ser malsucedido. Da mesma forma que foi malsucedida a tentativa de recepção, flopou”, disse. “Flopar” é uma gíria comum na internet para dizer que algo ou alguém não fez sucesso ou fracassou.

O ex-presidente deve prestar depoimento na próxima quarta-feira (5) para dar explicações sobre joias e outros presentes recebidos durante o mandato. As investigações estão sendo feitas pela Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investiga acusações feitas por Bolsonaro ao sistema de urnas eletrônicas.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora