Política
|
24 de janeiro de 2023
|
14:34

PSOL pede que MPF investigue Bolsonaro e ex-ministros sobre crise humanitária dos Yanomami

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos Fabio Rodrigues-Pozzebom, Marcelo Camargo e Valter Campanato/Agência Brasil
Fotos Fabio Rodrigues-Pozzebom, Marcelo Camargo e Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (23), a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou uma notícia-crime na Procuradoria Geral da República (PGR), na 6ª Câmara de Coordenação de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, na Procuradoria da República no DF e na Procuradoria da República em Roraima. O partido pede uma rigorosa investigação das responsabilidades do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dos ex-ministros Ricardo Salles, Damares Alves e Eduardo Pazuello, e do ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier, nas violações de direitos humanos do povo Yanomami, em Roraima. Na representação, conduzida pela deputada eleita Célia Xakriabá (PSOL-MG), também é solicitada a quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão e demais medidas cautelares.

“Nos últimos quatro anos, os povos indígenas foram o alvo número um de Bolsonaro e seus aliados. Já sabíamos disso, pois resistimos muito. Agora, com a crise humanitária que se instaurou nos Yanomami, a situação se escancara para o Brasil e para o mundo. É preciso olhar para os povos indígenas se queremos salvar a humanidade. O primeiro passo já está sendo dado e diante da gravidade e da omissão do que aconteceu na gestão anterior, também é preciso responsabilização. Nossa luta é pelos nossos povos. E a hora é agora. Vidas Yanomami importam”, declarou a deputada indígena.

De acordo com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), o partido cobrou a proteção dos povos yanomami desde que a invasão de garimpeiros passou a ser denunciada pelas lideranças indígenas, com ações voltadas para a proteção dos povos originários contra o garimpo ilegal, durante a pandemia e diante do desmonte dos órgãos públicos de fiscalização que deveriam proteger os povos originários. “O drama vivido pelos Yanomami tem as digitais de uma gestão genocida que cruzou os braços enquanto a desnutrição, a fome, as doenças e a violência avançavam sobre o território Yanomami e foi causado diretamente pela conivência do governo de Bolsonaro com o garimpo ilegal e o crime organizado. Agora queremos que Bolsonaro, Salles, Damares, Pazuello e Xavier sejam investigados e responsabilizados. Para crime humanitário não pode existir anistia”, destaca Fernanda.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora