Política
|
29 de dezembro de 2022
|
06:30

A 3 dias da posse de Lula, bolsonaristas fazem apelo final às Forças Armadas por golpe

Por
Duda Romagna
[email protected]
Lula em sua primeira posse, em 2003. Foto: Wikimedia Commons
Lula em sua primeira posse, em 2003. Foto: Wikimedia Commons

A última semana de Jair Bolsonaro (PL) na presidência segue mobilizando os brasileiros nas redes sociais. Nos últimos cinco dias, mais de meio milhão de tweets comentaram a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas 120 horas monitoradas, a poucos dias da cerimônia, o pico de postagens foi de 350 por minuto na noite do dia 26.

Entre apoiadores do atual presidente, predominaram as manifestações golpistas, que acontecem há dois meses por todo o país. Na rede social, bolsonaristas clamam pelas Forças Armadas, com as hashtags #SOSForcasArmadas, #SOSFFAA e #SOSFFAASalvemOBrasil.

Ainda, alguns pedem pela intervenção das Forças Armadas aos moldes de 1964, que deu início à Ditadura Militar.

Repetidamente, a frase “o ladrão não vai subir a rampa” é usada para se referir a Lula, que teve suas condenações anuladas por parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, na Operação Lava Jato. O movimento é autointitulado “Brazilian Spring” (primavera brasileira) e outra expressão em inglês utilizada pelo grupo é #BrazilWasStolen (Brasil foi roubado).

Visualização de clusters em grafo gerado pelo software Gephi. Em vermelho e à esquerda, postagens contrárias. Em verde e à direita, grupos bolsonaristas.

Alguns usuários insistem em alegar, sem provas, fraude na eleição. Um tweet do deputado federal General Girão Monteiro (PL-RN) incentivando as manifestações golpistas em frente aos quartéis em todo país teve o segundo maior engajamento entre bolsonaristas.

No domingo (25), um homem foi preso e autuado por posse e porte ilegal de arma de fogo, munição e artefatos explosivos após montar uma bomba em um caminhão perto do aeroporto de Brasília. O chefe da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, confirmou que o suspeito declarou ser bolsonarista e participar do acampamento criado em frente ao quartel-general. Um apartamento alugado por ele foi alvo de uma busca e apreensão, onde foram encontrados ao menos cinco explosivos semelhantes ao que ele utilizou no caminhão, armas diversas e um fuzil. Ainda assim, usuários manifestaram desconfiança quanto às motivações do terrorista, acreditando que teria sido uma armação.

Leia também: Homem que pretendia explodir bomba em Brasília atuava em acampamento bolsonarista

Com mais interações, uma postagem do jornalista Guilherme Fiuza tem mais de 90 mil curtidas, também de teor golpista.

A reportagem teve acesso a grupos bolsonaristas na rede social de troca de mensagens Telegram. Por lá, as manifestações golpistas continuam, mas alguns parecem aceitar que Lula tomará posse no próximo dia 1º. Outros, porém, acreditam que já há uma articulação entre o atual presidente e as Forças Armadas para que Lula não assuma seu terceiro mandato como presidente da República.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora