Política
|
20 de setembro de 2022
|
09:44

Ativistas projetam imagem de Bolsonaro da sede da ONU: ‘vergonha brasileira’

Ativismo em Nova Iorque: iniciativa foi do grupo US Network for Democracy in Brazil. (Foto: Manuela Lourenço/Divulgação)
Ativismo em Nova Iorque: iniciativa foi do grupo US Network for Democracy in Brazil. (Foto: Manuela Lourenço/Divulgação)

Da Rede Brasil Atual

Uma projeção de foto do rosto do presidente Jair Bolsonaro (PL), com as palavras ‘Brazilian shame’ (vergonha brasileira), foi feita no prédio da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, horas antes do discurso de Bolsonaro na abertura da 77ª Assembleia Geral da instituição.

A iniciativa foi do grupo US Network for Democracy in Brazil (Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil), que reúne acadêmicos de mais de 50 universidades americanas, ativistas e organizações da sociedade civil, como a Coalizão Negra por Direitos e a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

As imagens projetadas nas primeiras horas desta terça (20) trazem palavras como “vergonha”, “desgraça” e “mentira” em quatro das línguas oficiais da ONU — inglês, francês, espanhol e mandarim —, além do português.

“Somos opositores ferrenhos desse governo brasileiro por todas as atrocidades que ele representa”, diz Mariana Adams, organizadora nacional do US Network for Democracy in Brazil. “Nossa ação comunica ao mundo que Bolsonaro está apoiado em um sistema de fake news para avançar seu projeto pessoal de poder e de enriquecimento, não um projeto nacional de desenvolvimento do Brasil.”

Segundo ela, as aparições internacionais de Bolsonaro “desmantelaram, de maneira sistemática, a imagem do Brasil no exterior, seja pela desastrosa política externa brasileira, seja pelas aparições internacionais que visam benefícios políticos eleitorais”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora