Política
|
15 de julho de 2022
|
17:40

Porto Alegre terá ato ecumênico por justiça, paz e democracia no domingo (17)

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

A passagem de uma semana do assassinato do dirigente petista Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, durante sua festa de 50 anos, será marcada pela realização de uma celebração ecumênica no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no domingo (17) às 11h. A atividade é organizada por um conjunto de partidos, movimentos sociais, sindicais e entidades da sociedade civil.

Pai de quatro filhos, Marcelo foi assassinado a tiros durante a comemoração do seu aniversário de 50 anos, na noite do último sábado (9), pelo bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, policial federal penitenciário, que ele não conhecia, após ter invadido o local da festa aos gritos de “aqui é Bolsonaro” e xingamentos contra Lula e o PT.

De acordo com a organização, o ato será em memória a todas as vítimas do ódio e da intolerância política, como Marcelo, Marielle, Anderson, Dom e Bruno, entre tantos outros. No Rio Grande do Sul, episódios de violência política vem se acumulando desde 2018, quando houve os ataques à caravana Lula, nos episódios sofridos por Manuela D’Àvila nas eleições de 2018 e 2020, nos atos cometidos contra vereadoras em diferentes cidades do estado. A insegurança levou até mesmo ministro do STF a cancelar agendas na serra gaúcha.

Para os organizadores da celebração de domingo é preciso dar um basta nesta onda sistemática de violência, que busca intimidar e, com isso, impedir a manifestação democrática no Brasil .

Ao final do ato, será lançado um manifesto em defesa da paz, justiça e da democracia, que está sendo assinado por entidades representativas da sociedade.

Estão sendo organizados atos igualmente em Foz do Iguaçu e várias capitais de estados, como Curitiba, São Paulo e Maceió.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora