Meio Ambiente
|
4 de junho de 2023
|
13:33

Rua Giselda Castro, pioneira da luta ecológica, será inaugurada quinta-feira (8), em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Reprodução
Reprodução

Na próxima quinta-feira (8), às 11 horas, será inaugurada, no bairro Lajeado, em Porto Alegre,  a rua Giselda Escosteguy Castro, uma das pioneiras da ecologia no Brasil. A homenagem é uma iniciativa do vereador Engenheiro Comassetto (PT).

Defensora da ecologia e dos direitos das mulheres, Giselda Escosteguy Castro se destacou globalmente ao abordar as questões ambientais e sociais. Giselda foi pioneira na proteção do meio ambiente e, entre outras realizações, contribuiu para o Projeto Guaíba Vive, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre.

Giselda Castro também foi uma das fundadoras da Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), que depois se tornou o Núcleo Amigos da Terra Brasil. Com sua militância, ela lutou contra crimes ambientais e pela proteção da Amazônia, do Pantanal e dos morros de Porto Alegre, entre outros temas. Ela participou de conferências internacionais sobre meio ambiente, inclusive na ONU. Giselda faleceu em 2012, aos 89 anos, deixando um legado de cidadania, ativismo e consciência ecológica.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora