Meio Ambiente
|
13 de outubro de 2021
|
14:22

FAE, primeira feira ecológica do Brasil, comemora 32 anos neste sábado

Por
Sul 21
[email protected]
Entidade defende que há maior ligação da empresa com a agricultura familiar | Foto: Divulgação
Entidade defende que há maior ligação da empresa com a agricultura familiar | Foto: Divulgação

A Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), primeira feira ecológica do Brasil, está completando 32 anos de vida, que serão comemorados neste sábado (16), no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Fundada há 32 anos, por meio de uma parceria entre moradores da cidade de Porto Alegre e agricultores familiares ecologistas do Rio Grande do Sul. a FAE, desde a sua concepção, demonstrou ser muito mais do que um local de comercialização de orgânicos, consolidando-se também como um espaço de exercício da cidadania, de cuidado com a saúde, com as pessoas e com o meio ambiente, de trocas de saberes, respeito às diversidades e luta pelas questões ambientais.

O surgimento da FAE ocorreu em outubro de 1989 por meio de uma iniciativa da Cooperativa Coolméia em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16).  Desde o início o projeto se mostrou exitoso,gerando uma mudança nas relações entre consumidores urbanos e produtores rurais, sem a presença de intermediários. Nestas mais de três décadas os vínculos entre a feira e a cidade só se fortaleceram e na frente e atrás das bancas já há uma terceira geração de feirantes e frequentadores. Em 2019 a FAE foi reconhecida pela Lei nº 15.296 como de “relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul”.

Projeto Sábado Cultural na Feira

A comemoração do aniversário da FAE será marcada pelo lançamento do projeto Sábado Cultural na Feira, em coprodução com o Goethe-Institut Porto Alegre. A estreia deste projeto terá apresentações musicais, intervenção teatral dentro da feira e distribuição gratuita de sacolas ecológicas feitas de algodão orgânico para incentivar a redução do uso de plástico. Tudo seguindo os protocolos de segurança dos decretos vigentes por conta da pandemia do coronavírus. Confira a programação:

9h – Abertura e falas iniciais

9h15 às 10h45 – Intervenção teatral na feira com “Fernando Pessoa”

9h30 – Apresentação Musical com Marie Jafy e Marina Mar e início da distribuição das sacolas retornáveis

10h30 – Falas dos agricultores e parceiros da Feira de Agricultores Ecologistas, parabéns e abraço na feira

11h – Apresentação Musical com a banda As Aventuras

12h20 – Encerramento

Em caso de chuva o evento será transferido para o sábado seguinte (23/10).

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio (Porto Alegre/RS). Reúne 44 bancas de aproximadamente 140 famílias de agricultores ecologistas, todos pertencentes à Associação Agroecológica  – Associação dos Agricultores Ecologistas Solidários do RS (que em 2006 substituiu a Cooperativa Coolméia), oriundos de mais de 30 municípios gaúchos. São comercializados hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica. A diferença dos agricultores ecológicos é que além do não uso de agrotóxicos são tomadas uma série de medidas que visam a preservação do solo, água, ar, terra, flora e fauna nas propriedades produtoras.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora