Geral
|
14 de março de 2024
|
16:53

PF investiga desvio de recursos da educação em Cachoeirinha

Por
Sul 21
[email protected]
PF investiga desvio de recursos da educação em Cachoeirinha
PF investiga desvio de recursos da educação em Cachoeirinha

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Rêmora, para investigar desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e crimes licitatórios praticados a partir da aquisição de equipamentos para escolas do município de Cachoeirinha (RS).

A operação apura a aquisição de 321 lousas interativas para escolas do município, com valor aproximado de R$ 10 milhões, realizadas pela Prefeitura de Cachoeirinha no segundo semestre de 2022, no interesse da Secretaria Municipal de Educação. Policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão em municípios gaúchos, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4): um em Porto Alegre, três em Cachoeirinha, três em Lajeado, um em Guaporé e um em Estrela. Prefeitura de Cachoeirinha ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

A investigação teve início em novembro de 2023, a partir de notícias publicadas pela imprensa e apontamentos em relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS). As informações indicam que a empresa investigada foi contratada por diversas prefeituras do Rio Grande do Sul por meio de adesões a atas de Registro de Preço.

O trabalho da Polícia Federal identificou alvos comuns com a Operação Conexão, da Polícia Civil, também deflagrada nesta quinta-feira (14). A ofensiva apura a prática de fraude em licitação e associação criminosa no município de Alvorada. Duas pessoas foram presas. A ação ainda resultou na apreensão de uma arma de fogo, 5 mil dólares, documentos e aparelhos eletrônicos.

O objeto do contrato sob investigação na Operação Conexão se refere à implementação de rede de fibra óptica apagada (rede de cabeamento) em Alvorada, incluindo manutenção e atualização de pontos de acesso de governo, videomonitoramento para segurança de praças e logradouros públicos, telefonia, IP e wi-fi.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora