Geral
|
2 de fevereiro de 2024
|
13:58

Porto Alegre celebra Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

Por
Sul 21
[email protected]
Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes percorre as ruas da Capital. Foto: Alex Rocha/PMPA
Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes percorre as ruas da Capital. Foto: Alex Rocha/PMPA

Mesmo sob o forte sol de verão, milhares de pessoas participaram na manhã desta sexta-feira (2) da tradicional Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes na capital gaúcha. A celebração tomou conta de ruas de Porto Alegre desde as primeiras horas da manhã. O evento religioso é considerado patrimônio imaterial da Capital gaúcha e este ano teve como tema “Com a Mãe de Navegantes caminhar na esperança”.

As homenagens tiveram início às 7h, com uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valério Leopoldino acompanharam a celebração, junto com outras autoridades. A festa de Navegantes é promovida pela Arquidiocese de Porto Alegre com apoio da Prefeitura.

Após a missa, começou a procissão pelas ruas do Centro Histórico, seguindo pela avenida Mauá e Castelo Branco até alcançar a Rodoviária. Sob aplausos e orações, o andor com a imagem da Santa seguiu o trajeto de cerca de cinco quilômetros até alcançar o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, onde foi saudada por outra centena de fieis.

Às 10h30, foi celebrada uma missa campal  pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. Ao longo da tarde, serão rezadas missas e haverá a entronização da imagem ao entardecer, com encerramento da festa previsto para as 19h.

 

Sol quente não afastou devotos. Foto: Alex Rocha/PMPA

Em 2024, pela primeira vez, 2 de fevereiro também é oficialmente Dia de Iemanjá em Porto Alegre. Até o ano passado, o feriado constava no calendário do Município apenas como Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, em referência à forma católica do festejo religioso.

O projeto de lei (350/21) que instituiu a data no calendário oficial da Capital é de autoria da vereadora suplente Fran Rodrigues (PSOL), e foi aprovado em sessão plenária da Câmara de Vereadores no dia 26 de junho de 2023.

Para Fran Rodrigues, incluir Iemanjá de forma oficial no calendário é uma maneira institucional de reconhecer o sincretismo existente em Porto Alegre, contribuindo para o combate ao racismo religioso e promovendo a diversidade e igualdade racial no município.

 

Imagens de Iemanjá e Navegantes ilustram o sincretismo que faz parte da data. Foto: Alex Rocha/PMPA

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora