Geral
|
18 de janeiro de 2024
|
16:49

DMAE estima normalização do abastecimento de água em Porto Alegre em até 48 horas

Por
Felipe Prestes
[email protected]
Caminhões-pipa têm sido enviados para atender hospitais e unidades de saúde. Foto: Pedro Piegas / PMPA
Caminhões-pipa têm sido enviados para atender hospitais e unidades de saúde. Foto: Pedro Piegas / PMPA

De acordo com a última atualização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), feita às 16h desta quinta-feira (18), o abastecimento de água em Porto Alegre deve ser normalizado em até 48 horas. A estimativa vem sendo estendida, já que em atualização anterior, feita ao meio-dia, o DMAE também previa para até 48 horas o retorno à normalidade. Apesar da estimativa, o departamento afirma não ter recebido uma previsão da CEEE Equatorial, responsável por restabelecer a energia nas estações de tratamento e bombeamento.

Leia mais:
Melo: ‘Quem não estiver preparado para crises, não pode ter sucesso em cadeira de prefeito’
40 horas depois: Porto Alegre registra série de protestos contra falta de luz e água
Oposição e governo se unem para criar CPI da CEEE Equatorial em Porto Alegre
Prefeito de Porto Alegre não consegue contato com a CEEE Equatorial e faz apelo no Twitter
Fotos: Confira os estragos do temporal em Porto Alegre

O DMAE informa que ainda há uma estação de tratamento de água sem energia elétrica e 43 estações de bombeamento com problemas. Destas, em 35 falta energia, em seis o nível de água está ainda abaixo do ideal e duas estão com problema interno. O Departamento não tem mais divulgado estimativa de quantas pessoas estão sem água, apenas no auge da crise, quando cinco estações de tratamento estavam fora de operação.

O órgão municipal divulgou também que, desde quarta-feira (17), tem sido enviados caminhões-pipa para atender hospitais e unidades de saúde que ficaram desabastecidos. O departamento enviou os caminhões-pipa para os hospitais Santa Ana, Vila Nova, Militar, Conceição, Beneficência Portuguesa, Divina Providência, Centro de Oncologia Radioterápica da Orfanatrófio, Postão do IAPI, Centro de Atenção Psicossocial da Cavalhada, unidades de saúde Morro da Cruz, Vila Vargas, entre outros. Ao todo, já foram distribuídos 128 mil litros de água nestas instituições, de acordo com o DMAE. Na tarde desta quinta-feira (18), os veículos atenderiam comunidades que ainda não estão com o sistema de abastecimento normalizado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora