Geral
|
22 de novembro de 2023
|
19:41

Trensurb retira água dos trilhos e expectativa é retomar operação normal nesta quinta (23)

Por
Luciano Velleda
[email protected]
Equipe do Trensurb conseguiu drenar a água acumulada nos trilhos próximos a comporta de nº13 do Cais Mauá. Foto: Divulgação/Trensurb
Equipe do Trensurb conseguiu drenar a água acumulada nos trilhos próximos a comporta de nº13 do Cais Mauá. Foto: Divulgação/Trensurb

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) almeja retomar nesta quinta-feira (23) o serviço normal de trens entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Desde segunda-feira (20), os trens estão circulando apenas entre a estação Farrapos e a cidade da região metropolitana, com o transporte interrompido nas estações São Pedro, Rodoviária e Mercado Público devido à inundação que tomou conta dos trilhos.

O fechamento da circulação aconteceu após a comporta de número 13 (dentre as 14 comportas que protegem a região central de Porto Alegre da cheia do Guaíba), localizada no cruzamento das avenidas Voluntários da Pátria e Sertório, vazar com a força das águas.

O incidente causou a inundação do trilho da Trensurb e das avenidas e ruas próximas. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), a comporta estava fechada há anos de forma permanente, mas não aguentou o volume histórico da cheia do Guaíba.

No final desta terça-feira (21), trabalhadores do DMAE conseguiram controlar o vazamento e, a partir de então, a Trensurb acionou sua Casa de Bombas, com três potentes motores que bombearam a água de volta para o Guaíba. A operação foi bem sucedida nesta quarta-feira, conseguindo esvaziar o trecho do trilho que chegou a acumular quase 4 metros de água.

Diretor de operações da Trensurb, Ernani Fagundes explica que, após ter esvaziado o trilho, a empresa começou o processo de limpeza e fará testes na madrugada para avaliar a possibilidade de retomar ou não o transporte normal na manhã desta quinta-feira.

“Vamos tentar durante a madrugada reenergizar aquele trecho e fazer testes com trem. Nossa expectativa é poder retomar a operação amanhã de manhã, mas só vamos ter certeza absoluta por volta das 3h ou 4h da madrugada, com nossa equipe que está trabalhando dia e noite lá”, explicou Fagundes.

Desde a segunda-feira, quando a operação entre as estações Mercado Público e São Pedro foi interrompida, a Trensurb colocou à disposição dos passageiros uma linha de ônibus emergencial entre as estacões Mercado e Farrapos. A linha é direta e não faz paradas durante o percurso. Entre 6h e 20h, seis veículos das empresas que operam o transporte metropolitano tem reforçado o atendimento entre as estações, sendo um deles um ônibus articulado. No horário de pico, são 16 coletivos colocados à disposição da população para os deslocamentos, com o custo pago pela Trensurb.

Água do Guaíba chegou quase no topo do muro de contenção, com quase 4 metros de altura. Foto: Divulgação/Trensurb

Em entrevista ao programa Jornal do Almoço nesta quarta-feira, o prefeito Sebastião Melo (MDB) responsabilizou a Trensurb pela interrupção do serviço de transporte. O prefeito afirmou que o alagamento dos trilhos não foi causado pelo vazamento da comporta 13 e sim porque o sistema de bombas da Trensurb não funcionou.

A declaração repercutiu mal entre os gestores da Trensurb. “Nessa confusão toda, ele foi mal informado, mal assessorado”, acredita o diretor de operações da empresa.

Fagundes diz que a Trensurb atuou o tempo todo em parceria com os técnicos do DMAE e sustenta que o vazamento da comporta causou a inundação dos trilhos de forma muito rápida, não dando condições para que o sistema de bombas devolvessem o alto volume d’água para o Guaíba.

Por isso, ele explica que as bombas só conseguiram operar após o DMAE consertar o vazamento. O diretor de operações da Trensurb conta que depois da entrevista ao Jornal do Almoço, Melo ligou para o presidente da empresa, Fernando Marroni, se desculpando e desfazendo o mal entendido.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora